Economia
INSS paga folha de novembro nesta segunda
Instituto Nacional do Seguro Social.
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber os pagamentos referentes a novembro a partir desta segunda-feira (25). O cronograma segue escalonado em dias úteis até 6 de dezembro, conforme o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço.
No Rio Grande do Sul, os beneficiários continuarão recebendo no primeiro dia do calendário devido ao estado de calamidade pública decretado após as enchentes de maio.
Calendário de Pagamentos
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os créditos iniciados em 25 de novembro, para cartões com final 1, e seguirão até 6 de dezembro, para cartões com final 0. Para aqueles que recebem acima do mínimo, o cronograma é:
- 2 de dezembro: cartões com final 1 e 6;
- 3 de dezembro: finais 2 e 7;
- 4 de dezembro: finais 3 e 8;
- 5 de dezembro: finais 4 e 9;
- 6 de dezembro: finais 5 e 0.
Em caso de feriados municipais, estaduais ou federais, os pagamentos serão feitos no próximo dia útil. Os valores poderão ser sacados até o final do mês seguinte (aproximadamente 60 dias). Após esse prazo, o montante retorna ao INSS.
Atualmente, o INSS realiza cerca de 40 milhões de pagamentos mensais. Em outubro, foram 28,3 milhões de benefícios de até um salário mínimo e 12,4 milhões acima do piso nacional.
INSS: 13º Salário
O abono anual contempla beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade concedidos a partir de junho. No entanto, não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Mensal Vitalícia.
Em março, o governo antecipou as duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. Aqueles que começaram a receber benefícios após junho terão o valor do abono incluído no pagamento mensal em parcela única, totalizando 2.016.620 beneficiários. Para quem terá benefícios encerrados antes de 31 de dezembro de 2024, o abono será proporcional.
Os segurados podem verificar os valores pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, informando o CPF e dados cadastrais. Também é possível acessar o site ou aplicativo Meu INSS, no serviço “Extrato de pagamento”, mediante login no portal Gov.br.
Fake News
O INSS esclareceu que são falsas as informações sobre o pagamento de um “14º salário” ou “folha extra de 13º salário”, boatos que têm circulado nas redes sociais.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Tecnologia21 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas