Cotidiano
Jamais tenha essas 6 atitudes dentro do supermercado
Preze por um comportamento responsável e respeitoso nesses e em outros tipos de loja.
A imagem que projetamos está constantemente sendo avaliada, e isso não é diferente no ambiente do supermercado.
Comportamentos inadequados, como furar filas ou consumir produtos sem pagar, causam constrangimento. Por outro lado, atitudes simples podem manter a harmonia.
Estamos inseridos em uma sociedade que valoriza normas de convivência para facilitar as interações. Assim, regras de cortesia e respeito são fundamentais em locais públicos.
Não é novidade para ninguém que algumas práticas devem ser evitadas para garantir um ambiente agradável para todos. Veja algumas delas a seguir e avalie se você tem sido um cidadão sensato em ambientes públicos, especialmente no mercado.
Seis comportamentos inaceitáveis no supermercado
Imagem: Freepik
1. Consumir antes de pagar
Evite comer produtos sem antes pagar. Apesar de parecer algo que nem precisaria ser mencionado, esse é um hábito bem comum em alguns lugares do Brasil.
Caso sinta fome enquanto faz as compras, mantenha a embalagem para registrar a compra no caixa. Pense como seria se você fosse o proprietário do estabelecimento.
2. Péssima manipulação de alimentos
Não aperte ou corte frutas, legumes ou verduras. Esses alimentos perdem rapidamente a qualidade quando manipulados inadequadamente, levando ao desperdício desnecessário.
3. Desrespeito às filas
Respeite o tipo de fila conforme a quantidade de itens. Filas específicas agilizam o processo de compra para todos. Prioridades são para grupos específicos, salvo exceção feita pelo atendente.
4. Bloqueio de corredores
Não obstrua os corredores com o carrinho. Pense na circulação dos outros clientes que também precisam se deslocar pelos espaços do supermercado.
Além disso, geralmente os supermercados têm funcionários circulando para realizar tarefas como limpeza, manutenção e reposição de mercadorias.
5. Organização dos produtos
Ao derrubar algo, tenha a iniciativa de recolocar no lugar apropriado. A organização é uma responsabilidade compartilhada entre funcionários e clientes.
Jamais coloque um produto numa seção ou prateleira errada. Além de ser falta de educação, isso prejudica o fluxo de trabalho dos colaboradores da loja.
6. Cuidados com itens perecíveis
Devolva produtos refrigerados ao local certo, caso desista da compra. Itens deixados fora de refrigeração podem estragar e causar problemas para quem os consumir.
Essas orientações podem parecer óbvias, porém, basta observar à sua volta por alguns minutos para perceber que são frequentemente ignoradas diante do comportamento inadequado de algumas pessoas.
Respeitar essas normas assegura um ambiente mais respeitoso e eficiente para todos os frequentadores.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF6 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp