Conecte-se conosco

Economia

Acordo UE-Mercosul avança para sua conclusão, indica Ursula von der Leyen

Mercado Comum do Sul.

Publicado

em

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou ontem que a conclusão do aguardado acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) “está à vista”. A declaração foi feita em suas redes sociais logo após sua chegada à América Latina para participar da cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai.

“Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas”, escreveu von der Leyen no X (antigo Twitter).

O tratado, que abrange os 27 países da UE e os membros fundadores do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai —, pretende criar a maior zona de livre comércio do mundo. Após um acordo de princípio alcançado em 2019, as negociações foram retomadas nos últimos meses, impulsionadas por uma nova iniciativa da Comissão Europeia.

A presença de von der Leyen na cúpula é vista como um indicativo de que o anúncio do acordo pode estar próximo. Entretanto, a oposição de alguns membros da UE, especialmente da França, ainda representa um obstáculo significativo.

Mercosul

O Mercosul, ou Mercado Comum do Sul, é um bloco econômico formado por países da América do Sul com o objetivo de promover a integração econômica, comercial e política entre seus membros. Criado pelo Tratado de Assunção, assinado em 1991, o Mercosul é composto atualmente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como membros plenos, enquanto a Venezuela está suspensa desde 2016 por descumprimento de normas democráticas.

Também conta com países associados, como Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Guiana, além de parceiros observadores. O bloco busca eliminar barreiras alfandegárias, harmonizar legislações comerciais e estimular o desenvolvimento econômico e social na região. Ao longo dos anos, o Mercosul também tem se engajado em acordos comerciais com outros blocos e países, como União Europeia e Canadá, visando ampliar sua inserção no mercado global.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS