Economia
Brasil e Angola assinam acordos de transferência de tecnologia
Parceria em projetos estratégicos.
Os governos do Brasil e de Angola assinaram dia 6 dois acordos bilaterais durante o Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola, realizado em Luanda. Os documentos, formalizados pelos ministros da Agricultura dos dois países, Carlos Fávaro, do Brasil, e Issac dos Anjos, de Angola, têm como objetivo fomentar o comércio, os investimentos e a cooperação tecnológica no setor agropecuário.
O primeiro instrumento, uma carta de intenções, estabelece um marco para o desenvolvimento de projetos estratégicos no setor agropecuário e agroindustrial. De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, o documento prevê a formulação de uma carteira conjunta de projetos entre os dois países, com ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas e à promoção do comércio e investimentos bilaterais.
“Esse esforço coordenado busca estimular o desenvolvimento sustentável e a integração das cadeias produtivas de ambos os países, gerando benefícios mútuos”, destacou o ministério em nota.
O segundo documento, a Troca de Notas, atualiza um memorando de entendimento assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola, incluindo formalmente no acordo entidades como a Embrapa, o Instituto de Investigação Agronômica (IIA) e o Instituto de Investigação Veterinária (IIV) de Angola.
Brasil e Angola
Segundo o ministro Carlos Fávaro, a participação da Embrapa no acordo permitirá a transferência de tecnologias voltadas à agricultura tropical, favorecendo o aumento da produtividade e a sustentabilidade das práticas agrícolas nos dois países.
“A inclusão formal da Embrapa fortalece a cooperação tecnológica e abre caminho para que Angola se beneficie de soluções inovadoras já amplamente aplicadas no Brasil. Esse intercâmbio é estratégico para o avanço das nossas relações”, afirmou Fávaro.
O Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola reforça o compromisso de ambos os países em ampliar parcerias no setor agropecuário, essencial para o desenvolvimento econômico e social. Com a assinatura dos acordos, Brasil e Angola dão um passo importante para a integração de suas cadeias produtivas e para a construção de uma agenda sustentável e inovadora no campo.
(Com Agências).

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades