Conecte-se conosco

Economia

Novo destino para multas de trânsito: o que isso significa para você?

Proposta na Câmara dos Deputados visa redirecionar 5% do valor das multas de trânsito.

Publicado

em

Um novo projeto em discussão na Câmara dos Deputados propõe uma mudança significativa na destinação dos valores arrecadados com multas de trânsito no Brasil.

A proposta, originada a partir do Projeto de Lei (PL) 2545/24, visa redirecionar parte dessa verba para ações educativas.

O texto, inicialmente apresentado pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE) e reformulado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), sugere que 5% da arrecadação seja aplicado em campanhas e iniciativas voltadas à educação de trânsito, com o objetivo de promover a segurança e a conscientização dos motoristas.

Essas ações incluem palestras, cursos, seminários e eventos, todos supervisionados pelo próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com tais medidas, é possível implementar boas práticas no trânsito e reduzir o número de acidentes, o que vai garantir um retorno social do investimento.

Multas de trânsito podem gerar mais medidas para educação no trânsito e, consequentemente, a redução das punições – Imagem: reprodução/Kindelmedia/Pexels

Etapas do projeto até a aprovação e vigência da lei

Para que a proposta se torne realidade, o PL deve passar por um processo legislativo específico. Inicialmente, o projeto já recebeu a aprovação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara.

No entanto, o texto ainda precisa ser avaliado pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Portanto, os próximos passos no legislativo são:

  • Comissão de Finanças e Tributação;

  • Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania;

  • Votação no plenário da Câmara dos Deputados;

  • Análise, votação e aprovação no Senado Federal;

  • Sanção presidencial.

Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto pode ter um caminho mais rápido até a aprovação, o que dispensa a necessidade de passar por todas as etapas tradicionais do legislativo. No entanto, o PL ainda precisa da aprovação final de ambas as casas e da sanção do presidente para se tornar uma lei efetiva.

Com tal iniciativa, espera-se que os recursos das multas se transformem em investimentos significativos na educação de trânsito e promovam um comportamento mais seguro e consciente nas ruas do país.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS