Economia
Pesquisa revela que 49% dos brasileiros acreditam em melhora do país em 2025
Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.
Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), a pedido da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), indica que 49% dos entrevistados estão otimistas quanto à melhoria do Brasil em 2025. O resultado se mantém estável em relação à pesquisa de outubro deste ano, mas representa uma queda de 10 pontos percentuais em comparação com dezembro de 2023, quando 59% acreditavam em um futuro melhor.
Por outro lado, a parcela dos que preveem piora no próximo ano subiu de 23% em outubro para 28% em dezembro, uma alta significativa em relação aos 17% registrados no mesmo período do ano passado.
A pesquisa também revelou que 66% dos entrevistados consideram que 2024 foi um ano melhor (40%) ou igual (26%) a 2023. Essa percepção, no entanto, caiu em relação a dezembro do ano passado, quando 79% acreditavam que o país havia melhorado ou mantido as condições do ano anterior.
Brasileiros otimistas
A avaliação negativa sobre 2024 também cresceu. Em dezembro de 2023, apenas 20% consideravam o ano pior que o anterior. Esse número aumentou continuamente ao longo de 2024, alcançando 32% no último mês do ano.
Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, explicou que as expectativas para 2025 refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano que se encerra trouxe um viés positivo, com aumento do emprego, mas também foi marcado por desafios, como a seca, queimadas e as consequências do noticiário sobre alta da Selic, juros e inflação”, destacou o sociólogo e cientista político.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil pessoas de todas as regiões do país, e reflete os sentimentos da população ao longo de 2024.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política12 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Automobilística21 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências