Curiosidades
5 fatos intrigantes sobre o serviço militar obrigatório que você não sabia
O Brasil mantém um dos maiores efetivos militares do mundo, com um sistema de alistamento obrigatório que passa por mudanças significativas em 2025.
O Serviço Militar Obrigatório é um rito de passagem para muitos jovens brasileiros, mas permanece um mistério para muitos estrangeiros.
Este sistema, que influencia a vida de muitos jovens e a capacidade militar do país, carrega peculiaridades interessantes. E bota interessantes nisso!
Uma das grandes e mais recentes novidades na área é a possibilidade de alistamento feminino, que deve ter início em 2025. Neste mesmo ano, homens nascidos em 2007 deverão se alistar de forma obrigatória. Esse processo, inicialmente realizado online, reflete a modernização do sistema.
Novas diretrizes para o alistamento feminino
Em 2025, pela primeira vez na história brasileira, mulheres poderão se alistar voluntariamente, contrastando com a obrigatoriedade imposta aos homens.
De acordo com alguns teóricos, esta mudança demonstra um passo em direção à igualdade entre homens e mulheres nas Forças Armadas brasileiras.
O Alistamento Militar Obrigatório, bem como as Forças Armadas de forma geral, também têm curiosidades a seu respeito – Imagem: Flickr/reprodução
Agora, vamos às curiosidades:
1. Não precisa ser apenas um ano
O serviço é projetado para durar um ano, ou seja, 12 meses. Contudo, algumas circunstâncias permitem uma dispensa antecipada após dez meses.
Por outro lado, há a possibilidade de permanência prolongada, que pode atingir até oito anos, dependendo do engajamento anual.
2. Os generais têm um superior
A liderança das Forças Armadas está sob o comando do Presidente da República, que exerce autoridade suprema sobre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. Este sistema hierárquico garante disciplina e obediência às diretrizes nacionais.
3. Exército brasileiro é enorme
O Brasil possui o sexto maior efetivo militar do mundo, destacando-se como o terceiro maior das Américas e o segundo na América Latina.
Esse contingente é composto por mais de 1,6 milhão de reservistas anuais, potencializado pelo alistamento obrigatório.
4. As armas têm ‘família’
As Armas do Exército são divididas em dois grupos: Armas-Base, como Infantaria e Cavalaria, e Armas de Apoio ao Combate, que incluem Artilharia, Engenharia e Comunicações. Cada segmento possui símbolos próprios que representam sua especialização.
5. Engajamento e ascensão na carreira militar
A entrada no serviço militar não garante progressão imediata em cargos como o Curso de Formação de Cabos ou Sargentos Temporários. O engajamento é renovado anualmente, exigindo dedicação contínua dos interessados em estender sua carreira.
Olavo Bilac, notável poeta e jornalista brasileiro, figura como patrono do Serviço Militar Obrigatório. Ele, que foi um fervoroso defensor do recrutamento, contribuiu para a institucionalização deste sistema que ainda hoje estrutura a defesa nacional.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia14 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política17 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira