Conecte-se conosco

Empresas

Entenda por que o ChatGPT Pro está dando prejuízo para a OpenAI

OpenAI enfrenta dificuldades financeiras com seu serviço ChatGPT Pro mesmo com alta demanda, conforme destacado por Sam Altman.

Publicado

em

Confira todos os países que ganham expansão para o app do ChatGPT

A OpenAI, liderada por Sam Altman, está enfrentando um desafio financeiro com seu serviço de chatbot por assinatura, o ChatGPT Pro. Embora a procura esteja acima do esperado, a empresa afirma que ainda enfrenta prejuízos com a novidade.

Com mensalidade de US$ 200 (aproximadamente R$ 1.200), o serviço não cobre os altos custos operacionais envolvidos.

O ChatGPT Pro foi lançado em 5 de dezembro, prometendo acesso escalonado a modelos avançados da OpenAI. O plano inclui os modelos GPT-3, GPT-3.5 e GPT-4, além do modo Advanced Voice.

Para a companhia, porém, a mensalidade não compensa os custos elevados.

“Insano: estamos recentemente perdendo dinheiro nas assinaturas OpenAI Pro. As pessoas usam bem mais do que o esperado”, escreveu Altman em seu perfil no X (antigo Twitter).

“Eu pessoalmente escolhi o preço e pensei que faríamos algum dinheiro”, disse em resposta a um usuário.

Em um comunicado recente, o executivo afirmou que a OpenAI precisa de mais capital do que o inicialmente previsto para manter a oferta do serviço. A empresa considera mudar sua estratégia, removendo algumas aplicações sem fins lucrativos para aumentar o crescimento.

Aumento na procura e próximos passos

Segundo Altman, a demanda pelo ChatGPT Pro superou as expectativas iniciais da empresa, e, apesar de ele mesmo ter escolhido o preço do serviço, a empresa não está lucrando atualmente. Os recursos do plano Pro geram custos altos, que, em boa parte, não são cobertos pela mensalidade.

Apesar do sucesso entre os usuários, a OpenAI, que já captou mais de US$ 20 bilhões, ainda não alcançou a lucratividade. Em nota divulgada em 27 de dezembro, a empresa afirmou que pretende continuar com suas divisões sem e com fins lucrativos, ajustando seu foco para manter a sustentabilidade.

A companhia planeja obter mais capital, considerando remover iniciativas sem fins lucrativos. A estratégia visa fortalecer sua posição em um cenário competitivo e garantir recursos.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade

MAIS ACESSADAS