Economia
Praias são os destinos preferidos de 35% dos turistas brasileiros
Levantamento com dados da Nexus.
Sol, mar e paisagens paradisíacas continuam sendo os principais atrativos para os brasileiros na hora de planejar uma viagem. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revela que destinos com praias são os preferidos de 35% dos turistas nacionais. Na sequência, aparecem viagens ligadas à natureza e ao ecoturismo (16%), atrações culturais ou históricas (7%) e experiências voltadas à saúde e bem-estar (7%).
Para a alta temporada, a expectativa é de um faturamento robusto de R$ 157,7 bilhões, evidenciando a força do setor. O estudo também indica que 61% dos brasileiros realizam pelo menos uma viagem de lazer por ano, com as belezas naturais (23%), preços acessíveis (16%) e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos (12%) sendo os fatores decisivos na escolha do destino.
As redes sociais têm desempenhado um papel crucial na hora de inspirar viajantes, sendo a principal fonte de informações para 47% dos entrevistados, seguida pelas recomendações de amigos e familiares (37%) e por sites e blogs especializados (22%).
Turistas brasileiros
O Brasil, com seus mais de 7,3 mil quilômetros de praias e seis biomas distintos, oferece uma diversidade incomparável de experiências turísticas. Essa riqueza natural e cultural reflete diretamente no mercado, que conta com 1,78 milhão de empresas ligadas ao setor, sendo 97,4% pequenos negócios.
O Sebrae tem sido um importante aliado do setor, apoiando micro e pequenas empresas (MPEs) por meio de iniciativas como o Programa Agentes de Roteiro Turístico (ART). Desde sua criação, o programa impactou diretamente mais de 18,2 mil pequenos negócios em 700 municípios, promovendo 283 roteiros turísticos em 176 regiões e ofertando 426 produtos voltados para diferentes perfis de viajantes.
Em 2024, o Sebrae também possibilitou que 152 roteiros participassem de encontros de negócios em eventos de alcance nacional, ampliando as oportunidades de mercado. No âmbito internacional, a parceria com a Embratur resultou no projeto Vitrine Visit Brasil, que visa promover 100 experiências turísticas em 30 destinos icônicos do país, atraindo visitantes estrangeiros e fortalecendo a imagem do Brasil no exterior.
Sebrae
Além de destacar o potencial dos destinos brasileiros, o Sebrae prepara os pequenos negócios para oferecer experiências imersivas aos turistas internacionais. A iniciativa inclui participação em feiras internacionais e ações como famtours e press trips, que conectam empresários a mercados estratégicos no exterior.
Com essas ações, o Brasil reafirma sua posição como um destino único, capaz de encantar tanto os viajantes nacionais quanto os estrangeiros, enquanto fortalece a economia e gera oportunidades para os empreendedores locais.
(Com Agência Sebrae).
-
Política1 dia atrás
PL propõe cancelamento imediato de serviços de celular e internet pela internet
-
Agronegócio4 horas atrás
‘Árvore da morte’: planta mais perigosa do mundo contamina até a água da chuva
-
Mundo17 horas atrás
Turistas DETONAM cidade brasileira: entenda o motivo da polêmica
-
Mundo1 dia atrás
Teste de honestidade feito em 40 países mostra Brasil em posição desfavorável
-
Tecnologia1 dia atrás
Vingança maluca! Jovem incendeia gabinete de congressista por bloqueio do TikTok
-
Agronegócio2 dias atrás
Bambu-da-sorte leva prosperidade para o seu lar; veja como cultivar
-
Finanças2 dias atrás
Moedas olímpicas raras valem mais que um salário mínimo!
-
Mundo22 horas atrás
Passaporte valioso: para quantos países os brasileiros podem viajar sem visto?