Economia
Contrato de Concessão da BR-381 prevê R$ 9,3 bi em investimentos
Liga Governador Valadares a BH.
Após três tentativas frustradas, o contrato de concessão de um trecho da BR-381, que liga Governador Valadares a Belo Horizonte, foi oficialmente assinado dia 22, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O trecho, que compreende 303,4 quilômetros, será administrado pela Concessionária Nova 381, criada pelo grupo 4UM Investimentos, vencedor do leilão realizado em agosto de 2024.
O projeto prevê R$ 9,3 bilhões em investimentos para obras e melhorias na rodovia, que é considerada uma das mais perigosas do país devido ao alto número de acidentes registrados. Entre 2018 e 2023, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 3.960 ocorrências e 420 mortes no trecho mineiro da BR-381.
Os recursos serão aplicados em duplicação de vias, correção de traçados, construção de pistas de escape e manutenção ao longo de 30 anos de concessão. Além disso, o governo federal investirá R$ 1 bilhão em dois trechos próximos a Belo Horizonte, que continuarão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A nova concessionária também se comprometeu a oferecer pedágio gratuito no primeiro ano de operação e descontos para usuários frequentes, além de implementar sistemas de pagamento automático.
Modelo de concessão
Durante o evento, o presidente Lula destacou que o modelo de concessão adotado pelo governo federal prioriza a qualidade dos serviços e tarifas acessíveis, ao eliminar a exigência de pagamento de outorga pelas empresas vencedoras.
“Nosso objetivo é reduzir o preço do pedágio para os mais pobres, sem abrir mão da qualidade do serviço. Queremos uma parceria onde todos saiam ganhando, inclusive os investidores, porque é isso que atrai o capital privado”, afirmou o presidente.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, enfatizou a reestruturação do projeto como um dos fatores que garantiram o sucesso do leilão. “Corrigimos o projeto, mitigamos riscos geológicos e de engenharia que afastavam investidores. Hoje, temos um modelo mais sustentável, onde as obras mais complexas garantem maior retorno, enquanto as mais simples oferecem retorno menor, alinhando os interesses públicos e privados.”
Ausência do governador de Minas e críticas
A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi mencionada nos discursos do evento. Lula criticou a postura do governador, lembrando que as obras da BR-381 integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido com base nas demandas apresentadas pelos próprios estados.
“O governador deveria agradecer o que estamos fazendo pelo estado. Ele deveria vir aqui e nos dar um prêmio por nunca vetarmos nenhuma demanda dele, mesmo sendo de oposição. Só algo assim talvez fosse feito por Jesus Cristo se ele fosse presidente da República,” declarou Lula.
Histórico e importância da BR-381
Construída na década de 1960, a BR-381 é um corredor logístico estratégico que conecta o Espírito Santo a São Paulo, passando por Minas Gerais. O trecho mineiro é crucial para o transporte de produtos industriais e para o deslocamento de 13 cidades diretamente impactadas pela rodovia.
Com um tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia, a estrada é fundamental para o desenvolvimento econômico da região, que abriga o Vale do Aço e outros polos industriais.
A concessão da BR-381 reforça a importância de parcerias entre o setor público e privado para a modernização da infraestrutura rodoviária brasileira, garantindo maior segurança e eficiência no transporte de pessoas e mercadorias.
(Com Agência Brasil).

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