Economia
Governo lançará plano nacional de desenvolvimento ferroviário
Ministro dos Transportes falou à imprensa.
O governo federal lançará, na primeira quinzena de fevereiro, um plano nacional voltado ao desenvolvimento ferroviário. A declaração foi feita dia 23 pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Tive uma primeira conversa com o presidente Lula, apresentando a ele a carteira de projetos. O presidente aprovou, e estamos organizando o lançamento para os primeiros dias de fevereiro”, afirmou o ministro.
Segundo Renan Filho, o plano incluirá a divulgação de projetos e diálogos com o mercado e investidores. Ele destacou a relevância da iniciativa para reduzir o transporte de cargas pelas rodovias, buscando minimizar conflitos viários ainda recorrentes no Brasil.
Desenvolvimento ferroviário
Outro ponto abordado foi a necessidade de readequar a localização das ferrovias no país, especialmente em áreas urbanas e regiões centrais. Como exemplo, Renan Filho citou a cidade de São Paulo, onde trens da MRS Logística carregados de minério ainda atravessam o centro da capital. “Aquilo é incongruente com uma cidade da dimensão de São Paulo. Precisamos revisar isso com urgência”, afirmou.
O ministro destacou, entretanto, os desafios dessa adaptação devido às características históricas das ferrovias brasileiras, como trajetos com curvas acentuadas que limitam a velocidade e a competitividade em relação a outros modais, como caminhões e vans. “É um trabalho complexo que exige investimentos públicos pesados e uma abordagem estratégica para modernizar o setor”, concluiu.
Malha
Atualmente, a malha ferroviária brasileira possui uma extensão aproximada de 30.660 quilômetros, de acordo com dados de 2021 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). No entanto, essa extensão já foi maior, alcançando cerca de 37.000 quilômetros na década de 1950. É importante notar que, ao longo dos anos, a malha ferroviária do país passou por reduções e modificações, resultando na extensão atual.
(Com Agência Brasil).

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