Conecte-se conosco

Finanças

Descubra os segredos que os aeroportos escondem de você

Veja dicas para economizar em aeroportos: refeições a bordo, direitos de passageiros e lounges.

Publicado

em

Aeroportos são locais onde o estresse tende a prevalecer, devido às longas filas, à pressa e ao receio de perder o voo. No entanto, alguns segredos pouco conhecidos podem auxiliar na redução de tal estresse.

Com um pouco de atenção aos detalhes durante o processo de viagem, é possível transformar a sua experiência aeroportuária em algo mais agradável, menos oneroso e uma economia de tempo e de dinheiro.


Algumas práticas podem tornar a espera no aeroporto mais tranquila – Imagem: Anna Shvets/Pexels

Dicas de economia no aeroporto

Consumir alimentos durante o voo pode ser uma opção mais econômica. Portadores de cartões de crédito de companhias aéreas podem conseguir até 25% de desconto em refeições a bordo. Em muitos casos, essa economia supera o custo de refeições no aeroporto.

Além disso, evite comprar água no estabelecimento. Levar uma garrafa vazia e enchê-la nos bebedouros próximos aos banheiros é uma maneira de economizar dinheiro.

Direitos e estratégias de embarque

Passageiros de voos atrasados na União Europeia (UE) podem ter direito a compensações financeiras, exceto em situações extraordinárias.

Fazer o check-in da sua mala mais tarde pode aumentar as chances de ela ser uma das primeiras a aparecer no carrossel. Ao ouvir um anúncio no portão de embarque para despachar bagagem de mão, lembre-se de que esse serviço deve ser gratuito.

Com a ajuda do seu cartão de crédito, você consegue ainda ter acesso a lounges privados nos aeroportos. Essas áreas oferecem um ambiente tranquilo com comida e bebida gratuitas.

Estratégias comerciais

Os assentos confortáveis localizados próximos às lojas visam atrair passageiros para as compras. Porém, embora tentadoras, as lojas duty-free nem sempre oferecem preços mais baixos do que os encontrados fora do aeroporto.

Upgrades gratuitos são raros e geralmente reservados para os passageiros mais frequentes. O tempo estimado de chegada inclui não apenas o voo, mas também o taxiamento e pequenos atrasos, por isso nem sempre reflete a realidade do tempo de voo.

Explorar essas possibilidades e estar ciente de seus direitos pode transformar a experiência de viajar de avião em algo muito mais agradável.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS