Empresas
Petrobras registra queda nas vendas de petróleo, gás e combustíveis em 2024
Companhia é uma empresa de capital misto.
A Petrobras (PETR3; PETR4) encerrou 2024 com vendas totais de petróleo, gás e combustíveis na marca de 2,914 milhões de barris por dia, uma retração de 3,1% em relação ao volume registrado em 2023. Os dados foram divulgados pela estatal dia 3.
As exportações de petróleo, derivados e outros produtos somaram 798 mil barris diários no último ano, queda de 1% na comparação anual. Já no mercado interno, as vendas de combustíveis derivados de petróleo recuaram 1,4%, atingindo 1,719 milhão de barris/dia. O desempenho foi impactado por uma menor comercialização de diesel (-2,8%) e gasolina (-4,1%), enquanto o querosene de aviação apresentou alta de 5,8%.
A Petrobras enfrentou forte concorrência da produção de etanol, que deve encerrar a safra 2024/25 com um novo recorde, impulsionada pela fabricação do biocombustível de milho. No mercado de diesel, a companhia lidou com um aumento da mistura de biodiesel no combustível fóssil.
Petrobras (PETR3; PETR4)
Apesar da queda nas vendas, a estatal registrou um fator de utilização total (FUT) das refinarias de 93% em 2024, o maior nível desde 2014, considerando os ativos atuais da companhia. As importações da Petrobras também caíram no período, totalizando 299 mil barris/dia, uma redução de 6,9% em relação ao ano anterior. As compras externas de diesel recuaram 4,8%, enquanto as de gasolina despencaram 71,8%.
A produção total de óleo e gás natural da Petrobras em 2024 foi de 2,698 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), representando uma queda de 3% frente a 2023, mas dentro da margem de variação de 4% estabelecida pela empresa. A produção no pré-sal cresceu 0,4% para 1,813 milhão de barris diários, enquanto a extração no pós-sal caiu 20%, chegando a 305 mil barris/dia.
A companhia destacou que os ramp-ups das plataformas FPSOs Sepetiba, Almirante Barroso, Anita Garibaldi, Marechal Duque de Caxias e Maria Quitéria ajudaram a sustentar a produção, mesmo diante das manutenções no campo de Búzios no quarto trimestre. No pós-sal, a retração foi atribuída a restrições operacionais e ao declínio natural dos campos maduros.
Desempenho trimestral
No quarto trimestre, a produção total de petróleo e gás da Petrobras recuou 10,5% em relação ao mesmo período de 2023, para 2,63 milhões de barris diários. A produção de petróleo no Brasil caiu 11,5%, para 2,09 milhões de barris/dia, impactada pelas paradas para manutenção em Búzios.
As vendas de derivados de petróleo no trimestre subiram 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 1,758 milhão de barris ao dia. A produção de derivados também cresceu 1,1%, totalizando 1,818 milhão de barris diários no período.
A empresa
Fundada em 1953, a Petrobras é uma das maiores empresas de energia do mundo, atuando na exploração, produção, refino, transporte e comercialização de petróleo, gás natural e derivados. A estatal brasileira tem forte presença no pré-sal, um dos principais ativos de produção offshore global.
-
Carreira16 horas atrás
Rodrigo Bocardi: qual era o salário do jornalista demitido pela Globo?
-
Agronegócio2 dias atrás
Quem não comeu não come mais: 5 frutas que já foram extintas (ou estão quase)
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com falta de mão de obra, Alemanha abre portas para brasileiros fluentes em português
-
Saúde1 dia atrás
Descubra a planta que tem 22x mais cálcio que o leite de vaca
-
Tecnologia14 horas atrás
Seu celular pode ter sido hackeado! Veja 4 sinais que não podem ser ignorados
-
Saúde2 dias atrás
Produto queridinho de quem consome frios tem venda suspensa pela Anvisa
-
Cotidiano2 dias atrás
Passageira se surpreende com objeto inusitado em carro de aplicativo
-
Agronegócio2 dias atrás
4 árvores frutíferas de crescimento rápido para quintais e pomares