Economia
Governo do RJ iniciará remoção de navios abandonados na Baía de Guanabara
Serão 36 meses de trabalho.
O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que começará, no segundo semestre de 2025, a remoção de 80 cascos de embarcações abandonadas ao longo das margens da Baía de Guanabara. A operação de limpeza, que será realizada ao longo de 36 meses, visa retirar navios e pequenos barcos naufragados, com o objetivo de melhorar a navegação e o meio ambiente na região.
Com um investimento de R$ 25 milhões, a remoção será financiada pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). A execução do projeto será coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com base no mapeamento georreferenciado dos destroços realizado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.
A operação contará com o apoio de uma empresa a ser licitada, que auxiliará o Inea na retirada e destinação final dos cascos. Antes do início das remoções, será montada uma Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA), composta por equipes dos órgãos ambientais estaduais, além da Capitania dos Portos, Ibama, Secretaria de Economia do Mar e prefeituras dos municípios vizinhos à baía. A comissão será responsável pelos diagnósticos e mapeamentos iniciais.
Governo do RJ
Os destroços estão localizados principalmente no Canal de São Lourenço, em Niterói, e nas áreas ao redor da Ilha da Conceição, nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Os cascos serão removidos por meio de demolição, com a destinação dos materiais após uma avaliação da comissão técnica.
A presença dessas embarcações abandonadas tem causado obstruções nas rotas de navegação e agravado a situação das comunidades pesqueiras artesanais da região, que dependem da baía para o sustento. A operação de remoção é vista como essencial para melhorar a segurança marítima e as condições de vida das populações locais.
(Com Agência Brasil).
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Política1 dia atrás
É verdade que a mãe de Donald Trump era uma imigrante ilegal?
-
Cotidiano1 dia atrás
Fim do dilema: entregador deve ou não subir até o apartamento em condomínios?
-
Criptomoedas1 dia atrás
Patriota Coin: nova criptomoeda de bolsonaristas é inspirada em memecoins de Trump
-
Economia2 dias atrás
O que era possível comprar com 1 real há 30 anos, época do Plano Real?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
As profissões que mais crescerão e as que perderão espaço até 2030, segundo estudo
-
Criptomoedas1 dia atrás
Vale a pena investir em Dogecoin? Entenda como funciona a criptomoeda do meme
-
Commodities2 dias atrás
Café fake se espalha pelo Brasil: entenda o que é e por que está nas prateleiras
-
Agronegócio1 dia atrás
Veja suas plantas florescerem como nunca com este fertilizante japonês prático