Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

4 estratégias para aumentar sua renda sem altos investimentos

Atividades complementares oferecem oportunidades para aumentar a renda.

Publicado

em

O cenário econômico tem levado muitos brasileiros a buscar alternativas para complementar sua renda.

Uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis e do Instituto Prisma de Educação e Cultura (Ipec) revelou que 31% da população buscou atividades extras para aumentar seus ganhos.

Atividades que permitem conciliar uma renda extra com outras responsabilidades têm ganhado espaço, e a chegada de 2025 oferece diversas oportunidades. Conheça algumas delas que podem contribuir para a estabilidade financeira.

1. Entregador de aplicativos de delivery

Trabalhar como entregador em aplicativos, como o iFood, apresenta vantagens, apesar da precariedade do regime de trabalho.

A flexibilidade de horários e a escolha de regiões para entrega são atrativos. Em 2024, os entregadores receberão mais de R$ 43 milhões em gorjetas. A média de ganhos por hora foi de R$ 25,96, segundo o Portal de Dados do iFood.

Para se tornar entregador, é necessário ser maior de idade e contar com um veículo, alugado ou próprio. Benefícios como seguro pessoal e descontos em manutenção são oferecidos pela plataforma, o que torna essa uma opção atraente.

Entregas podem ser feitas até mesmo de bicicleta, mas é necessário cuidado no trânsito – Imagem: Mart Production/Pexels

2. Freelancer: produção de conteúdo e vendas online

O avanço das plataformas digitais trouxe oportunidades para freelancers voltados à produção de conteúdo e às vendas online, atividade que possibilita aos profissionais atenderem a diversos clientes, além de proporcionar flexibilidade de horários e a possibilidade de lidar com múltiplos projetos.

Tal diversificação de fontes de renda pode ser um caminho para aumentar os ganhos, especialmente em tempos de incerteza econômica.

3. Passear com cachorros

Passear com cachorros é uma atividade em expansão e conecta tutores a cuidadores por meio de aplicativos. O jornal The New York Times apontou que, nos EUA, passeadores experientes podem ganhar em torno de 510 mil reais por ano.

4. Venda de objetos online e brechós

O comércio de itens usados consegue gerar uma renda extra e pode ser feito em marketplaces online, que oferecem uma plataforma para vender roupas e objetos em bom estado. O Sebrae destacou um crescimento de 48,5% na venda de usados, impulsionado pela pandemia.

Montar um brechó virtual é outra opção. O número de brechós cresceu 30,97% nos últimos cinco anos no Brasil, segundo o Sebrae, o que mostra a relevância desse mercado.

Venda de roupas usadas é uma forma eficaz de complementar a renda e ainda fazer uma limpeza no guarda-roupa – Imagem: Becca McHaffie/Unsplash

Para garantir o sucesso financeiro, o planejamento e a organização são essenciais.

Além disso, programas como o Meu Diploma do Ensino Médio, cursos gratuitos, como os oferecidos pelo iFood, e outros de capacitação aprimoram as habilidades e abrem novas oportunidades.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS