Economia
Governo lança o Contrata+Brasil, para conectar MEIs e prefeituras
Microempreendedores Individuais.
O governo federal lançou dia 11 a plataforma Contrata+Brasil, um sistema que visa conectar microempreendedores individuais (MEIs) a prefeituras para a realização de pequenos serviços sem necessidade de licitação. A expectativa é que até o final do ano, um milhão de MEIs se cadastrem na ferramenta.
O anúncio ocorreu durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas – Governo Federal Fortalecendo os Municípios, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O projeto foi inspirado em uma iniciativa da cidade do Recife e busca ampliar a formalização dos microempreendedores no setor público.
Pela plataforma, prefeituras podem divulgar serviços de até R$ 12,5 mil, como reparos em escolas e consertos de equipamentos, que se enquadram nas contratações permitidas sem licitação. Os MEIs cadastrados recebem alertas diretamente no celular e podem aceitar ou recusar as oportunidades.
Contrata+Brasil
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou que há um grande potencial para expansão dessas contratações. Atualmente, o Brasil conta com 16 milhões de microempreendedores individuais, mas apenas 70 mil prestam serviços para o setor público.
“Isso permite que a pessoa faça uma contratação muito rápida e muito mais fácil, porque não tem aquele processo licitatório. Os MEIs têm esse privilégio de ter uma legislação especial, e faltava exatamente um portal que permitisse isso”, afirmou França.
A plataforma já está disponível para cadastro de microempreendedores e para o registro de oportunidades por parte das prefeituras. O acesso pode ser feito pelo site oficial do Contrata+Brasil.
MEIs
Microempreendedores individuais são trabalhadores autônomos que se formalizam como pequenos empresários para obter benefícios como emissão de notas fiscais, acesso a crédito e direitos previdenciários. Criada pelo governo federal, essa categoria permite faturamento anual limitado, tributação simplificada e acesso a um CNPJ, facilitando a regularização de negócios de pequeno porte.
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Economia2 dias atrás
Biometria é obrigatória para sacar o Bolsa Família? Tire suas dúvidas
-
Tecnologia14 horas atrás
Saiba por que você NUNCA deve carregar o celular no computador
-
Curiosidades2 dias atrás
3 hábitos ao usar o celular que indicam alta inteligência emocional
-
Loterias2 dias atrás
Sem-teto ganha na loteria, mas, por pouco, não consegue sacar o prêmio
-
Automobilística2 dias atrás
Idosos têm benefícios para comprar carro novo mais barato! Veja condições
-
Agronegócio2 dias atrás
Adeus, cochonilhas! Veja dicas para deixar suas plantas livres dessa praga
-
Economia2 dias atrás
Países mais ricos do mundo em 2025: 1ª posição surpreende
-
Curiosidades2 dias atrás
Aprenda a abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas: mais fácil impossível