Educação
Brasileiros podem estudar fora com bolsa 100%; veja oportunidades
Na lista, há países como Turquia, Espanha, Angola e Coreia do Sul.
Os primeiros meses de 2025 trazem uma ampla gama de oportunidades para estudantes que sonham em estudar no exterior. Com inscrições abertas até fevereiro e março, diversos programas de bolsas de estudo estão disponíveis em países como Turquia, Espanha, Angola e Coreia do Sul.
Para aqueles que desejam embarcar em uma jornada internacional, é indispensável estar atentos aos prazos e requisitos de cada programa.
Além das bolsas de estudo, algumas universidades oferecem benefícios adicionais, como auxílio para viagem e moradia, o que pode facilitar a experiência de estudar no exterior.
A seguir, listamos oito das principais oportunidades de bolsas abertas, que permitem aos interessados analisar suas opções e enviar suas candidaturas dentro dos prazos estabelecidos.
1. Angola oferece bolsas de estudo
Com a colaboração da Capes e do Ministério da Igualdade Racial, as bolsas são voltadas a estudantes e professores pretos, pardos ou quilombolas.
As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro, inclusive para vagas na República Dominicana, e podem ser realizadas no Sistema de Inscrições da CAPES.
Capitólio em Luanda, a capital do país – Imagem: reprodução/Wikipédia
2. Canadá
O Programa de Futuros Líderes nas Américas (ELAP, na sigla em inglês) aceita inscrições até 18 de março.
Destinado a alunos da América Latina e do Caribe, o projeto oferece auxílio financeiro que pode ultrapassar R$ 45 mil para cursos de até seis meses.
3. Cingapura
A Universidade Nacional de Cingapura aceita inscrições para seu programa de graduação até 26 de fevereiro. Os candidatos precisam de um diploma internacional de ensino médio e ótimo desempenho acadêmico.
A bolsa cobre custos de subsistência e acomodação, e os interessados podem se inscrever no site do projeto.
4. Coreia do Sul
Na Kaist University, as inscrições para mestrado e doutorado estão abertas até 25 de março. Focada em ciência e tecnologia, a instituição disponibiliza um auxílio mensal e seguro de saúde aos aprovados fluentes em inglês.
5. Espanha
A Fundação Carolina, na Espanha, oferece bolsas para cursos de pós-graduação, com inscrições até 12 de março. São 735 bolsas para áreas como economia e tecnologia, para especialização, mestrado e doutorado.
Fundação Carolina está situada em Madrid, capital da Espanha – Imagem: reprodução/Getty Images/iStockphoto
6. Irlanda
Com inscrições até 31 de março, o Global Excellence Scholarships, da University College Dublin, disponibiliza bolsas de até 100% para graduação e mestrado e cobre taxas para estudantes de excelência acadêmica.
7. Romênia
Candidatos a graduação, mestrado e doutorado têm até 12 de março para se inscrever no programa romeno.
O governo do país arca com as taxas de inscrição, curso de romeno, despesas de ensino e oferece descontos em viagens internas.
8. Turquia
O governo turco disponibiliza bolsas para graduação e pós-graduação, com inscrições até 20 de fevereiro. O programa inclui mensalidade, acomodação, seguro saúde e passagens aéreas.
Além disso, é exigido um alto rendimento acadêmico e há critérios de idade específicos, que podem ser vistos no link deste intertítulo.
Estas oportunidades representam um passo significativo rumo à carreira acadêmica internacional, pois possibilitam que os estudantes ampliem horizontes e obtenham uma formação de excelência em diversos campos do conhecimento.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças16 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças9 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política14 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações