Economia
Petrobras inicia operação da maior plataforma de petróleo do Brasil
Trata-se da Almirante Tamandaré (Búzios 7).
A maior unidade produtiva de petróleo em alto-mar já instalada no Brasil, a plataforma Almirante Tamandaré (Búzios 7), entrou em operação dia 145 no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O navio-plataforma tem capacidade para processar até 225 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.
A nova unidade explora 15 poços, incluindo sete produtores de óleo, seis injetores de água e gás, um poço conversível (produtor e injetor) e um injetor de gás. Todos estão interligados à plataforma por uma infraestrutura submarina.
O Campo de Búzios é considerado uma das áreas mais promissoras do pré-sal brasileiro, formado por reservas de petróleo em rochas sedimentares localizadas entre 5 mil e 7 mil metros de profundidade em águas ultraprofundas. Segundo a Petrobras, a expectativa é que Búzios se torne seu maior campo de produção, podendo superar 1,5 milhão de barris diários. “O FPSO Almirante Tamandaré é parte do sexto sistema de produção de Búzios e contribuirá para que o campo alcance 1 milhão de barris de óleo por dia no segundo semestre de 2025”, afirmou a presidenta da companhia, Magda Chambriard.
Petróleo do Brasil
A unidade foi afretada junto à SBM Offshore e apresenta uma capacidade produtiva acima da média das plataformas da indústria, que geralmente processam 150 mil barris diários de óleo e comprimem 10 milhões de metros cúbicos de gás. A Almirante Tamandaré também conta com tecnologias de descarbonização, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e utilizando sistemas para aproveitamento de calor, minimizando a demanda de energia adicional.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a importância da nova unidade para a expansão da produção nacional. “A entrada em operação do FPSO Almirante Tamandaré é um passo essencial para fortalecer a produção de energia no Brasil. A plataforma utiliza tecnologia de ponta para produzir mais com menor impacto ambiental, reforçando nosso compromisso com um setor de óleo e gás sustentável”, afirmou.
A operação começou um dia após a Petrobras anunciar a descoberta de novas reservas de petróleo em um poço na região oeste do Campo de Búzios, a cerca de 1.940 metros de profundidade. Os testes foram realizados a partir de 5,6 mil metros de profundidade.
A autorização para o funcionamento da unidade foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na sexta-feira (14). O Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, formado pela Petrobras (88,9%), CNOOC (7,34%) e CNPC (3,67%), é responsável pelo empreendimento.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia1 dia atrás
Anatel muda as regras: todas as ligações no Brasil serão autenticadas
-
Moedas20 horas atrás
Essas três moedas de 5 centavos podem valer até R$ 430; veja quais são
-
Tecnologia1 dia atrás
PROTEJA-SE! Saiba como funciona o golpe do ‘Pix errado’ para não cair nessa
-
Tecnologia8 horas atrás
Novo modelo de caixa eletrônico promete revolucionar saques de dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
CNH bloqueada por dívida: veja em quais casos isso pode acontecer
-
Finanças2 dias atrás
Enviou um Pix errado? Saiba o que fazer para evitar o prejuízo
-
Economia1 dia atrás
14º salário do INSS: quem teria direito e o que falta para virar lei?
-
Finanças2 dias atrás
Como montar uma reserva financeira e proteger seu orçamento em imprevistos