Mundo
Itália investiga Amazon por suposta evasão fiscal
Companhia é uma Big Tech.
As autoridades italianas estão investigando a Amazon e três de seus executivos por suspeita de evasão fiscal no valor de 1,2 bilhões de euros. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal italiano Corriere della Sera e confirmada por fontes próximas ao caso.
A investigação concentra-se na unidade europeia da Amazon, sediada em Luxemburgo, e envolve vendas online realizadas na Itália entre 2019 e 2021. Segundo as fontes, a dívida fiscal da empresa pode chegar a 3 bilhões de euros, incluindo multas e juros.
Em comunicado, a Amazon afirmou que não comentará a investigação em andamento, mas destacou que cumpre todas as leis fiscais e que está entre os 50 maiores contribuintes da Itália. Em 2023, a empresa declarou ter pago mais de 1,4 bilhão de dólares em impostos no país.
Modelo de negócios da Amazon pode ser impactado na Europa
A suspeita das autoridades italianas recai sobre o sistema da Amazon, que permitiria a venda de produtos por comerciantes de terceiros – principalmente da China – sem a devida identificação, o que ajudaria a evitar o pagamento do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) no país.
De acordo com a legislação italiana, plataformas que intermediam a venda de produtos são corresponsáveis pelo pagamento do IVA devido por vendedores estrangeiros que utilizam seus serviços. Caso as acusações sejam comprovadas, a decisão pode afetar o modelo de negócios da Amazon em toda a Europa, já que o IVA segue regras padronizadas no continente.
A investigação teve início em 2021, após inspeções fiscais de rotina realizadas ao norte de Milão. Até o momento, os procuradores e a polícia fiscal italiana seguem analisando as evidências para determinar se houve irregularidades.
A Big Tech
A Amazon é uma das maiores empresas de tecnologia e comércio eletrônico do mundo, fundada em 1994 por Jeff Bezos nos Estados Unidos. Inicialmente criada como uma livraria online, expandiu suas operações para oferecer uma ampla variedade de produtos, incluindo eletrônicos, vestuário, alimentos e serviços digitais. Além do varejo, a empresa atua em setores como computação em nuvem, por meio da Amazon Web Services (AWS), entretenimento, com o serviço de streaming Prime Video, e dispositivos inteligentes, como os alto-falantes Echo com a assistente virtual Alexa. Reconhecida por sua inovação logística e foco na experiência do cliente, a Amazon revolucionou o comércio eletrônico global e se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo.
(Com Agências Internacionais).

-
Tecnologia23 horas atrás
WhatsApp ganha função de calculadora; veja como funciona
-
Tecnologia1 dia atrás
Usar IPTV pode dar cadeia? Saiba o que diz a lei sobre pirataria
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem essa moeda de 500 cruzeiros, saiba que ela pode valer uma fortuna
-
Tecnologia2 dias atrás
Por que escolher um celular Samsung, e não um iPhone? Listamos 6 motivos
-
Política20 horas atrás
Sem Lula e Bolsonaro, pesquisa eleitoral traz novo panorama para 2026
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa investir em uma franquia da Cacau Show?
-
Agronegócio2 dias atrás
Não precisam de solo: veja como cultivar plantas aéreas em casa
-
Empresas2 dias atrás
TIM é condenada a pagar indenização a cliente por cobrança indevida