Empresas
Petrobras busca campos de petróleo em países africanos
Companhia é uma empresa de capital misto.
A Petrobras (PETR3; PETR4) está em busca de campos de petróleo em países africanos para aumentar suas reservas, prevendo um declínio na produção a partir de 2030. A empresa demonstrou interesse em Angola, Namíbia e África do Sul, conforme informado por Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção da estatal, durante um evento em Nova Déli, na Índia.
Segundo a diretora, a Petrobras já mantém conversas com petroleiras multinacionais como ExxonMobil, Shell e TotalEnergies, que são suas parceiras na produção de petróleo no Brasil. A informação foi divulgada pela agência Reuters e confirmada pela Agência Brasil.
A aquisição de poços africanos faz parte da estratégia da companhia para explorar novas fronteiras e mitigar a queda das reservas previstas para a década de 2030. Em fevereiro do ano passado, a Petrobras finalizou a aquisição de participações em três blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe. Em outubro de 2024, o Conselho de Administração aprovou a atuação na África do Sul, com participação no bloco Deep Western Orange Basin.
Petrobras (PETR3; PETR4)
No Brasil, a Petrobras tem como principal área de interesse a Margem Equatorial, localizada no litoral norte do país e considerada de grande potencial, semelhante ao pré-sal. A exploração da região depende de autorização do Ibama. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionou o órgão ambiental para conceder a licença.
Outro ponto de interesse é a Bacia de Pelotas, no litoral sul do país. A Petrobras possui 29 poços de exploração na região, motivada pelas descobertas de petróleo no Uruguai e na África.
Além da África, a Petrobras mantém operações na América do Sul e nos Estados Unidos. Na Colômbia, anunciou em dezembro de 2024 a descoberta da maior reserva de gás do país, no poço Sirius-2, em parceria com a estatal Ecopetrol. Na Argentina, possui 33,6% do ativo de produção Rio Neuquén. Na Bolívia, produz gás nos campos de San Alberto e San Antonio, abastecendo Brasil e Bolívia. Nos EUA, atua no Golfo do México, com participação de 20% na joint venture MPGoM.
Produção
Em 2024, a produção total de óleo e gás natural da Petrobras atingiu 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia, com mais de 80% proveniente do pré-sal. As reservas provadas da companhia foram estimadas em 11,4 bilhões de barris de óleo equivalente, sendo 85% de óleo e condensado e 15% de gás natural. A empresa incorporou 1,3 bilhão de barris às suas reservas no ano passado.
Diante dessas perspectivas, a Petrobras reafirma a importância de continuar investindo na maximização do fator de recuperação, na exploração de novas fronteiras e na diversificação do portfólio para garantir a reposição das reservas de petróleo e gás.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia23 horas atrás
WhatsApp ganha função de calculadora; veja como funciona
-
Tecnologia1 dia atrás
Usar IPTV pode dar cadeia? Saiba o que diz a lei sobre pirataria
-
Tecnologia2 dias atrás
Por que escolher um celular Samsung, e não um iPhone? Listamos 6 motivos
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem essa moeda de 500 cruzeiros, saiba que ela pode valer uma fortuna
-
Política21 horas atrás
Sem Lula e Bolsonaro, pesquisa eleitoral traz novo panorama para 2026
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa investir em uma franquia da Cacau Show?
-
Agronegócio2 dias atrás
Não precisam de solo: veja como cultivar plantas aéreas em casa
-
Empresas2 dias atrás
TIM é condenada a pagar indenização a cliente por cobrança indevida