Conecte-se conosco

Curiosidades

Frutas com ‘polpa de borracha’ intrigam consumidores nos EUA e na Europa

Consumidores nos EUA e Europa estão surpresos com frutas de textura inusitada.

Publicado

em

Nos últimos tempos, uma tendência curiosa tomou conta das redes sociais, especialmente no TikTok: a “trend das frutas fakes”. Usuários dos Estados Unidos e Europa têm compartilhado vídeos nos quais apresentam frutas com texturas incomuns e, por vezes, decepcionantes.

Um dos exemplos mais comentados vem de Seattle, onde uma consumidora expressou sua frustração com melancias e melões de textura elástica e pouca suculência. O vídeo, que rapidamente viralizou, já ultrapassou 39,4 milhões de visualizações.

Além das melancias, bananas e abacates também foram alvo de críticas. As bananas são descritas como “esponjosas”, enquanto os abacates decepcionam por sua polpa dura e pouco cremosa. Diante desse cenário, muitos perguntam: essas frutas são de verdade?

Textura estranha das frutas é decorrente de um processo de conservação – Imagem: reprodução/Jane Trang Doan/Pexels

A origem da textura inusitada

O pesquisador Márcio Eduardo Canto Pereira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esclarece que as frutas são genuínas. A textura “emborrachada” é resultado de métodos para aumentar a durabilidade durante o transporte.

Assim, para garantir que as frutas cheguem em boas condições ao seu destino, técnicas como o resfriamento e o uso de inibidores de hormônios são aplicadas. Tais inibidores, utilizados de forma gasificada, retardam o amadurecimento ao interferir na ação do etileno, hormônio responsável pela maturação das frutas.

Embora permitida, a utilização inadequada de tais inibidores pode afetar a textura, o sabor e a cor das frutas, o que as deixa menos suculentas e com toque mais elástico.

Possíveis soluções e preocupações

Embora a aparência e o sabor possam causar estranheza, ainda não existem estudos que indiquem riscos à saúde pelo consumo dessas frutas. No entanto, Pereira sugere que o rastreamento da origem dos produtos poderia ajudar a identificar e solucionar possíveis falhas no processo de conservação.

Com a demanda crescente por produtos frescos em mercados distantes, entender e aprimorar as técnicas de conservação é primordial para garantir a qualidade e a satisfação dos consumidores.

* Com informações do portal Viva Bem.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS