Ações, Units e ETF's
Cias&Cifras | Vale (VALE3) se torna empresa ‘sem dono’; IRB (IRBR3) aprova nova política de remuneração
Cias&Cifras | Vale (VALE3) se torna empresa ‘sem dono’; IRB (IRBR3) aprova nova política de remuneração
Por: Junior Alves
Nesta segunda-feira (9) a Vale (VALE3) se torna uma companhia sem dono. Ao menos no papel. A data marca o fim do acordo que concentrava o poder de decisão da mineradora nas mãos de poucos acionistas. A informação é do Estadão.
Conforme o jornal, a extinção formal do bloco de controle, porém, é vista como mais uma etapa no processo de evolução da governança da Vale.
A primeira prova de fogo para saber se a empresa caminha para ser uma corporation – jargão do mercado para definir companhias de capital pulverizado – de fato será a eleição do conselho, na assembleia de acionistas de 2021.
Privatização
Oriundo da privatização da Vale, em 1997, o bloco de controle que se desfaz nesta segunda era formado por Litel/Litela – que reúne os fundos de pensão estatais, sendo a Previ de participação mais relevante -, Bradespar, Mitsui e o BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Do ponto de vista da governança, a expectativa é que, em empresas sem um grupo controlador atuando de forma articulada, haja menos assentos carimbados e um conselho indicado de forma mais independente.
Na Vale, o primeiro teste será em abril, quando haverá eleição para as 13 vagas do colegiado – das quais uma é indicada pelos empregados – com mandato até 2023. Atualmente, a maior parte dos conselheiros tem ligação com o bloco de controle e há apenas três nomes independentes.
> IRB Brasil (IRBR3) aprova nova política de remuneração
O conselho de administração do IRB Brasil (IRBR3) aprovou duas novas políticas de remuneração, para administradores e membros do conselho fiscal e para empregados em geral. A informação é do Valor Econômico.
Segundo o IRB, considerando que a elaboração das referidas políticas já estava contemplada no plano de trabalho do Comitê de Pessoas, Nomeação e Remuneração para o ano de 2020 e, ainda, ser uma exigência do regulamento do Novo Mercado, os documentos foram analisados em reunião específica, com recomendação de ajustes, os quais já foram incorporados.
Objetivo
Conforme o jornal, na reunião, a diretora de Pessoas, Fernanda Ballock Grossklags, ressaltou que o principal objetivo das referidas políticas consiste em formalizar os princípios, objetivos, responsabilidades e diretrizes de remuneração já praticados, o pacote de remuneração como ferramenta de atração, motivação e retenção, além de assegurar que seja estruturada de forma justa e compatível com as funções e riscos inerentes a cada cargo e competitivos ao mercado de trabalho referencial, visando o alinhamento entre os interesses dos mesmos aos da companhia.
“Após a exposição, o conselho de administração aprovou, por unanimidade, ambas as políticas de remuneração”, diz a ata do encontro.
> Brasil tem mais de 231 mil empresas abertas em outubro
O Brasil teve saldo positivo de 231.253 novos negócio no mês de outubro, quando foram abertas 320.559 empresas e 89.306 foram fechadas. Os dados são do Mapa de Empresas, ferramenta digital do Ministério da Economia para acompanhamento dos registro empresariais no país
De acordo com a pasta, entre as unidades da federação com maior aumento percentual em relação ao registro de novas empresas, o Amapá foi o que mais cresceu. Em outubro, foram abertos 755 novos empreendimentos no estado, 15,62% de crescimento se comparado com setembro. Destacam-se, também, Mato Grosso (5,13%) e Rondônia (3,71%).
“Por outro lado, Tocantins registrou a maior variação em relação ao número de empresas fechadas. Em outubro, 601 negócios foram finalizados no estado, o que representa um aumento de 19,48% em relação ao mês anterior”, informou o Ministério da Economia.
> PicPay anuncia rentabilidade de 210% do CDI
O PicPay, maior carteira digital do Brasil, com mais de 33 milhões de usuários, passou a oferecer rentabilidade de 210% do CDI a quem tiver saldo na carteira.
O rendimento terá liquidez diária, e já passa a valer automaticamente às pessoas físicas, incidindo em valores de até R$ 250 mil reais disponíveis na carteira do usuário. Até a última segunda-feira, o rendimento era de 100% do CDI.
Ecossistema
A ideia é estimular os usuários a explorar, com dinheiro em conta, as possibilidades de uso do ecossistema (leque de serviços) do PicPay, como pagamentos com QR code em estabelecimentos comerciais e em lojas online, pagamentos de boletos, transferências entre pessoas, recarga de celular e, a partir do dia 16 de novembro, as transferências com o Pix.
“O PicPay nasceu para facilitar a vida das pessoas a partir de ferramentas de pagamentos. O rendimento de 210% do CDI é mais um passo para aumentar a nossa oferta de serviços – que ainda será muito maior – e fazer cada vez mais parte do dia a dia das pessoas”, afirma Anderson Chamon, diretor de produtos e tecnologia e co-fundador do PicPay. “E quando a operação do Pix começar, o usuário do PicPay contará com o benefício do rendimento da conta para receber transferências por Pix no aplicativo. Além da facilidade de pagar com o Pix no PicPay, o usuário poderá fazer seus recebimentos renderem”, completa.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes