Conecte-se conosco

Economia

Brasil atinge maior taxa de empreendedorismo dos últimos anos

Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024.

Publicado

em

Com menos incentivo a acionistas e impostos menores, empresas podem reinvestir melhor

O Brasil registrou, em 2024, a maior taxa de empreendedorismo dos últimos quatro anos, avançando de 31,6% para 33,4%, segundo a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024). O estudo, considerado a principal pesquisa global sobre o tema, é realizado no Brasil pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe). Os dados apontam que 47 milhões de brasileiros estão envolvidos em algum tipo de negócio, formal ou informal.

O crescimento foi impulsionado pelo aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, que considera aqueles com mais de 3,5 anos de operação. O indicador subiu de 8,7% em 2020 para 13,2% em 2024, levando o Brasil da oitava para a sexta posição no ranking global, à frente de países como Reino Unido, Itália e Estados Unidos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, esse avanço reflete a consolidação de políticas públicas que estruturaram o ambiente de negócios no país. “O empreendedorismo no Brasil só tem a importância que tem hoje porque o país construiu bases sólidas. Foi o presidente Lula quem criou o Simples Nacional, sancionou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e instituiu a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI)”, afirmou. Ele destacou ainda o papel do Sebrae no apoio aos pequenos negócios, que representam cerca de 95% das empresas brasileiras.

A pesquisa também revelou que a Taxa de Empreendedorismo Total, que engloba tanto os empreendedores estabelecidos quanto os iniciantes (com até 3,5 anos de atividade), cresceu de 30,1% para 33,4% no último ano. O GEM, realizado desde 1999, analisa dados de mais de 120 países. No Brasil, a edição de 2024 contou com entrevistas com 2 mil adultos e 58 especialistas, reforçando a relevância do país no cenário global do empreendedorismo.

(Com Agência Sebrae).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS