Conecte-se conosco

Economia

Trump impõe tarifa de 10% sobre produtos importados do Brasil

Medidas de “reciprocidade”.

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou dia 2 a imposição de uma tarifa de 10% sobre todas as importações vindas do Brasil. A medida faz parte de um decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA, buscando equilibrar a balança comercial do país.

Além da alíquota mínima, Trump detalhou que as tarifas recíprocas para outros países serão definidas com base nos impostos já aplicados sobre produtos americanos. Segundo ele, esses tributos serão de pelo menos metade da alíquota cobrada por cada nação, com a taxa mínima fixada em 10%.

A nova tarifação entrará em vigor no próximo dia 5 de abril. Já as tarifas personalizadas, mais elevadas, destinadas a países com maiores déficits comerciais em relação aos EUA, começarão a valer a partir do dia 9.

“Os números são tão desproporcionais, são tão injustos. Ao mesmo tempo, estabeleceremos uma tarifa mínima de 10%. Isso ajudará a reconstruir nossa economia e evitar práticas desleais”, declarou Trump. “As nações estrangeiras finalmente serão convidadas a pagar pelo privilégio de acessar o nosso mercado, o maior do mundo.”

Para produtos brasileiros

Para os produtos brasileiros, a tarifa base será de 10%, enquanto aço e alumínio – que já tinham taxação específica – continuarão sujeitos à alíquota de 25%.

“A partir de amanhã, os EUA implementarão tarifas recíprocas sobre outras nações. Vamos calcular a taxa combinada de todas as suas tarifas, barreiras não monetárias e outras formas de trapaça. Cobraremos deles aproximadamente metade do que eles têm cobrado de nós”, afirmou Trump.

O presidente norte-americano ainda argumentou que muitos países não conseguiriam impor a mesma alíquota aplicada pelos EUA e que, por isso, o governo norte-americano concederia descontos. “Somos muito gentis”, ironizou.

A medida deve gerar impactos no comércio exterior brasileiro, especialmente em setores como o agronegócio e a indústria siderúrgica, que mantêm forte relação comercial com os Estados Unidos.

(Com Agências Internacionais).

 

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS