Empresas
Apple inicia montagem do iPhone 16e no Brasil
Operação ocorre em Jundiaí, interior de SP.
A Apple deu mais um passo em sua estratégia de diversificação da produção global de iPhones. A Foxconn, principal parceira da empresa na fabricação de seus dispositivos, iniciou oficialmente a montagem do iPhone 16e na unidade localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo. A medida ocorre em meio à crescente tensão comercial entre Estados Unidos e China, que voltou a se intensificar com a política tarifária do presidente Donald Trump.
Embora as tarifas estejam temporariamente suspensas por um período de 90 dias, a expectativa é de que entrem em vigor ainda neste ano, elevando significativamente o custo de importação de produtos chineses para o mercado norte-americano. A Apple, que fabrica boa parte de seus produtos na Ásia, pode ser duramente impactada pelas novas taxações. Para tentar mitigar os efeitos, a companhia vem acelerando iniciativas de realocação da produção para países com regimes tributários mais favoráveis.
No Brasil, os consumidores já encontram nas lojas unidades do iPhone 16e com a etiqueta “Montado no Brasil – Indústria Brasileira”. Os dispositivos têm número de modelo A3409 e o identificador MD1R4BR/A, confirmando que a produção está sendo realizada localmente. A medida não apenas atende às estratégias da Apple de controle de custos, como também pode ajudar a conter o aumento dos preços no país.
Sem novidades
A produção de iPhones no Brasil não é uma novidade. A Foxconn já montava modelos como o iPhone SE 2020 e as versões base do iPhone 13, 14, 15 e 16. Com o imposto de importação de 10% no Brasil — considerado relativamente baixo quando comparado a outras regiões —, o país se tornou uma alternativa atraente para expandir a produção.
A expectativa é de que a Apple amplie essa estratégia, envolvendo outros modelos no futuro para manter seus preços competitivos mesmo em um cenário global cada vez mais pressionado por barreiras comerciais.
A empresa
Fundada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a Apple Inc. é uma das maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo. Sediada em Cupertino, Califórnia, a companhia começou sua trajetória com computadores pessoais e revolucionou o setor de tecnologia com o lançamento de produtos como o iMac, o iPod, o iPhone, o iPad, e o Apple Watch. Sob a liderança atual do CEO Tim Cook, a Apple ampliou seu portfólio de serviços, com destaque para o Apple Music, iCloud, Apple TV+ e a App Store.
Reconhecida por seu design minimalista, inovação e forte fidelidade de marca, a Apple está avaliada em mais de US$ 2,6 trilhões (cerca de R$ 13 trilhões), e segue como referência em tecnologia, varejo e experiência do usuário. A empresa também tem investido em expansão internacional de sua cadeia de suprimentos para reduzir riscos geopolíticos e fiscais, como demonstrado com o recente movimento de produção no Brasil.
(Com Agência Brasil).

-
Agronegócio2 dias atrás
Nunca plante nenhuma destas 5 árvores no quintal da sua casa
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você carrega o celular DESTE modo, vai detonar o cabo do seu carregador
-
Finanças1 dia atrás
Vai comprar na Shein, Shopee ou AliExpress? Veja como economizar mesmo com as taxas
-
Commodities17 horas atrás
Conheça o local misterioso que abriga 50% de todo ouro do planeta
-
Tecnologia22 horas atrás
Se eu fosse você, usaria o ChatGPT para salvar minhas finanças
-
Finanças20 horas atrás
Cartões com milhas e sem anuidade: veja 5 opções para aproveitar benefícios
-
Tecnologia2 dias atrás
Atenção, passageiros! Veja quais eletrônicos são proibidos em voos e por quê
-
Loterias2 dias atrás
Sem-teto ganha na loteria, mas enfrenta desafio inesperado