Empresas
Cade aprova parceria entre Braskem e EDF Renewables
Companhia é uma petroquímica.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição, por parte da Braskem (BRKM5), de participações em duas controladas da EDF Renewables. A parceria tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de usinas eólicas voltadas à autoprodução de energia elétrica. A decisão foi publicada dia 21 no Diário Oficial da União.
As operações envolvem dois projetos localizados no estado da Bahia. Um deles será implantado no município de Campo Formoso, e o outro, nas cidades de Jacobina e Mirangaba. Com a aprovação do órgão antitruste, a Braskem avança em sua estratégia de diversificação e sustentabilidade energética.
Para a EDF Renewables, subsidiária do grupo francês EDF especializada em fontes renováveis, a transação representa uma boa oportunidade de negócio para o desenvolvimento de novos empreendimentos eólicos no Brasil. Já a Braskem afirmou que os projetos estão alinhados ao seu plano de descarbonização e à meta de ampliar a participação de fontes renováveis em sua matriz energética.
A petroquímica também ressaltou que as iniciativas têm relação com as diretrizes previstas no artigo 26 da Lei nº 11.488/2007, que trata da equiparação da parcela de energia destinada ao consumo próprio, com impactos na forma de cobrança de encargos setoriais.
Braskem (BRKM5): Petroquímica
Fundada em 2002, a Braskem (BRKM5) é a maior petroquímica da América Latina e uma das principais produtoras de resinas termoplásticas do mundo. A empresa é resultado da integração de diversas companhias do setor químico e petroquímico, liderada pela Odebrecht — então controladora da companhia — e pela Petrobras, que ainda detém participação relevante na sociedade.
Com sede em São Paulo e unidades industriais em diversos estados brasileiros, a Braskem também possui presença internacional, com fábricas nos Estados Unidos, Alemanha e México. A empresa produz polietileno, polipropileno, PVC e outros produtos químicos básicos derivados de petróleo e gás.
Nas últimas décadas, a companhia tem direcionado esforços para a inovação e a sustentabilidade, sendo pioneira na produção de plástico verde feito a partir da cana-de-açúcar — um produto 100% reciclável e com menor pegada de carbono. A Braskem também tem ampliado seus investimentos em fontes renováveis de energia e projetos voltados à economia circular.

-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin