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‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger

Digitalização trouxe novas ameaças à segurança dos usuários, como o golpe da mão fantasma. Saiba como se proteger.

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Na era digital, enquanto a tecnologia avança, também evoluem as estratégias de criminosos. Um dos golpes mais ardilosos que emergiu recentemente é o “golpe da mão fantasma“, que se vale da manipulação psicológica para enganar as vítimas.

Ele consiste no uso de técnicas de engenharia social para obter controle de dispositivos, visando roubar informações confidenciais. Especialmente em um cenário onde tudo está conectado, a vulnerabilidade dos usuários aumenta.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre essa prática. Os criminosos ligam para as vítimas, apresentando-se como funcionários de bancos, alegando haver problemas com a conta bancária e prometendo resolver isso com um aplicativo.

Ao instalar o app, os golpistas obtêm total acesso ao dispositivo da vítima. Assim, a instituição reforça a importância de estar sempre atento a contatos suspeitos.

Como funciona o golpe?

Os golpistas exploram a confiança dos usuários, solicitando que instalem aplicativos de acesso remoto, geralmente usados durante a pandemia. Ao permitir o acesso, os criminosos podem controlar o celular ou o notebook da vítima, expondo dados sensíveis.

Além disso, muitos usuários ainda cometem o erro de armazenar senhas de forma insegura, facilitando o trabalho dos golpistas.

Medidas de proteção:

  • Evite instalar aplicativos solicitados por telefone.
  • Não compartilhe senhas ou dados bancários por ligações.
  • Desconfie de contatos pedindo informações pessoais.
  • Utilize apps bancários apenas das lojas oficiais.
  • Desligue imediatamente se suspeitar do contato e reporte ao banco.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, frisa que os bancos jamais pedem a instalação de aplicativos ou senhas por telefone.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo que ele instale nenhum tipo de aplicativo ou ferramenta em seu celular. Se receber um contato com esse pedido, desligue o telefone imediatamente e ligue de outro telefone para os números oficiais de seu banco, que estão no verso do seu cartão”, orienta.

As dicas da Febraban são simples, mas podem fazer toda a diferença na proteção dos seus dados.

Responsabilidade dos bancos na segurança

Os aplicativos bancários são projetados com rigorosos padrões de segurança. Entretanto, a segurança também depende do usuário.

Armazenar senhas de forma insegura ou usar a mesma senha em diversos sites pode ser um risco.

A Febraban destaca que a conscientização é fundamental para prevenir fraudes. Diante de um cenário onde a digitalização é parte integrante do cotidiano, a prevenção é a melhor defesa.

Estar informado e adotar práticas seguras são passos essenciais para manter a segurança dos dados pessoais.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

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