Empresas
Espanhola Naturgy vende unidade no Chile por US$ 3 bi à State Grid, da China
Espanhola Naturgy quer focar em energia renovável e redes elétricas em países com regulação e condições macroeconômicas estáveis.
A espanhola Naturgy comunicou nesta sexta-feira que fechou acordo para venda de 96% de sua unidade no Chile, a Companhia General de Electricidad, para a State Grid International Development, da China, em transação de 2,57 bilhões de euros (3,04 bilhões de dólares).
As ações da empresa de energia elétrica dispararam 5,9% após o anúncio, e a Naturgy afirmou que espera ainda registrar um ganho de capital pré-taxas de aproximadamente 400 milhões de euros no negócio.
Seus resultados foram afetados pela pandemia de Covid-19 impactando a demanda por energia, o que pressionou os preços do gás, que já estavam baixos devido a um excesso de oferta. Apesar da alta de hoje, os papeis da empresa acumulam queda de cerca de 13% em 2020.
O desinvestimento na unidade chilena integra a meta de se tornar “uma companhia menos volátil, mais previsível, um pouco mais sem graça, se você quiser”, disse em teleconferência o presidente da companhia, Francisco Reynes.
“Não temos pressa para investir o que vamos gerar (em recurso)”, a despeito dos ganhos, acrescentou.
Os bancos espanhóis Santander e BBVA assessoraram a State Grid, enquanto a Naturgy contratou o Citi.
A Naturgy passou por uma reforma administrativa em 2018 com redução de custos e a saída de diversos países. Antes conhecida como Gás Natural, a empresa vem colocando seu foco em energia renovável e redes elétricas em países com regulação e condições macroeconômicas estáveis.
O negócio deve ser concluído até o final de fevereiro, e vem em um cenário onde que empresas da China, principal parceiro comercial do Chile, tem aumentando investimentos em indústrias chilenas dos mais diversos segmentos.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças2 dias atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Mundo10 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Tecnologia1 dia atrás
3 modelos de iPhone são descontinuados após chegada do 16e
-
Mundo8 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas