Empresas
Anac precisa concluir ajustes finais para retomada do Boeing 737 MAX no Brasil
Suspensão do modelo ocorreu após dois acidentes na Indonésia e na Etiópia que mataram 346 pessoas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira que a aprovação para retomada dos voos das aeronaves modelo Boeing 737-800 MAX no Brasil ainda depende da conclusão de seus trabalhos ligados ao processo de validação das alterações do projeto.
“O objetivo é demonstrar que o projeto com as modificações propostas é seguro e atende aos requisitos de aeronavegabilidade necessários”, disse a Anac em comunicado.
Nesta quarta-feira, a autoridade de aviação norte-americana, a Federal Aviation Administration (FAA), autorizou a Boeing a retomar as operações de seu jato 737 MAX após dois acidentes fatais, e ainda divulgou uma diretriz de aeronavegabilidade explicando as mudanças exigidas.
Ocorridos em um intervalo de cinco meses em 2018 e 2019, os acidentes do 737 MAX na Indonésia e na Etiópia mataram 346 pessoas e geraram uma enxurrada de investigações, desgastaram a liderança dos EUA na aviação global e custaram por volta de 20 bilhões de dólares à Boeing.
A Anac afirmou, com base na diretriz da FAA, que fará os ajustes finais para enceramento do processo de validação para volta do modelo Boeing 737- 800 MAX no Brasil.
“Após o término desse trabalho, o operador brasileiro da aeronave, que atualmente é a GOL Linhas Aéreas, deverá incorporar e demonstrar de forma satisfatória o cumprimento de todas as novas diretrizes, tanto em termos de projeto quanto de treinamento de pilotos”, explicou.
A decisão da FAA reflete um trabalho conjunto com a agência brasileira e outras autoridades de aviação civil no mundo, em especial a europeia European Aviation Safety Agency (EASA) e a canadense Transport Canada Civil Aviation (TCCA), disse a Anac.
“Este esforço é exemplo de cooperação entre autoridades da aviação civil, apenas alguns países têm experiência para certificar um sistema tão complexo”, afirmou Rafael Botelho, diretor-presidente substituto da agência.
“No entanto, a Anac trabalha com avaliações independentes para assegurar que todos os requisitos necessários serão atendidos no retorno seguro das operações dessas aeronaves no Brasil”, completou.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas23 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia21 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto