Economia
Georgieva diz que economia global está se recuperando, mas há sinais de desaceleração
Crise provavelmente deixará cicatrizes profundas e desiguais, alertou o FMI em um relatório recente.
O Fundo Monetário Internacional avaliou em novo relatório para as principais economias do G20 que a economia mundial está se recuperando do auge da crise do coronavírus, mas há inícios de queda de ritmo em nações que enfrentam uma nova rodada onda de casos da doença.
O documento frisou a desigualdade da recuperação global e alertou que a crise provavelmente deixará consequências profundas e desiguais. O relatório foi divulgado antes das reuniões virtuais desta semana entre autoridades financeiras e líderes do Grupo dos 20.
A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, elogiou em uma postagem separada em blog o que chamou de progresso significativo no desenvolvimento de vacinas para exterminar um vírus que já matou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e destruiu em dezenas de milhões de empregos.
Mas o caminho econômico à frente segue “difícil e sujeito a contratempos”, pontuou Georgieva.
Em outubro, o FMI estimou uma retração global de 4,4% em 2020, com a economia mundial devendo emergir para um crescimento de 5,2% em 2021, mas acrescentou que as projeções para muitos mercados emergentes ficaram piores.
Segundo Georgieva, os dados registrados desde a previsão confirmaram uma recuperação contínua, com os Estados Unidos e outras economias avançadas observando uma atividade econômica mais forte do que o previsto no terceiro trimestre.
Contudo, dados mais recentes para setores de serviços com contato intenso sinalizam uma perda de aceleração nas economias onde a pandemia está voltando a ganhar força, disse ela.
O FMI também afirmo que, embora os gastos fiscais de quase 12 trilhões de dólares e as políticas monetárias tenham limitado as perdas, a pobreza e a desigualdade estão crescendo, e mais apoio é imprescindível.

-
Finanças2 dias atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Mito sobre extinção de férias de 30 dias preocupa trabalhadores