Economia
Auxílio emergencial ajudou a conter queda do PIB, diz pesquisa da UFRRJ
Estudo realizado por economistas da UFRRJ teve como base os dados da OCDE. Benefício do governo, em conjunto ao Bolsa Família, frearam a queda do PIB.
Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o auxílio emergencial contribuiu para conter a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além do benefício, a ampliação do Bolsa Família foi favorável aos números. Juntos, eles totalizam R$ 122,1 bilhões injetados na economia brasileira.
Os dados utilizados na pesquisa “Estudo de Avaliação da Renda Básica Emergencial: Aspectos de Focalização e Eficácia do Programa”, realizada pelos economistas Ecio Costa e Marcelo Freire, foram extraídos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e apontaram que o dinheiro freou a redução de mais de 2% do PIB.
Além disso, caso o governo faça a liberação dos R$ 257,2 bilhões prometidos para o combate a pandemia do novo coronavírus, o percentual pode alcançar os 3,8%. Portanto, ainda que inevitável a redução dos números, os seus impactos podem ser amenizados.
De acordo com os estudiosos, o ganho médio do PIB brasileiro será de 2,46% com o benefício do governo. E os ganhos são ainda maiores nas regiões mais carentes do país.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Finanças2 dias atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Finanças2 dias atrás
Poupar ficou mais fácil! Veja como funciona o desafio viral dos 100 envelopes
-
Bancos2 dias atrás
Portabilidade de salário: posso mudar de banco mesmo tendo dívidas?
-
Tecnologia1 dia atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia1 dia atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Economia1 dia atrás
Pagamento da segunda parcela do Pé-de-Meia começa na segunda