Conecte-se conosco

Economia

BCE alerta para impacto econômico caso suporte por pandemia seja suspenso

Segundo estimativa do BCE, as 5 maiores economias da zona do euro podem perder de 2% a 4% do PIB se essas medidas forem suspensas ao final de 2021.

Publicado

em

O Banco Central Europeu alertou nesta terça-feira que podem haver dolorosos “efeitos precipício” para famílias e empresas, caso os governos e órgãos reguladores eliminem o suporte econômico liberado para amortecer o impacto da crise durante a pandemia de coronavírus.

Segundo estimativa do BCE, as cinco maiores economias da zona do euro podem perder de 2% a 4% de seu Produto Interno Bruto (PIB) se essas medidas, que vão desde garantias de empréstimos e moratórias até esquemas de trabalho com horário reduzido, forem suspensas ao final de 2021.

“O término simultâneo das medidas de política econômica pode desencadear uma mudança negativa prolongada no caminho da recuperação”, afirmou o BCE. “Esses efeitos ‘penhasco’ se concentrariam na primeira metade de 2021”, disse a instituição.

Contudo, o BCE alertou que manter as medidas de apoio por muito tempo também poderia ter um efeito negativo, contendo o crescimento de longo prazo e colocando em risco a estabilidade financeira dos países, ao manter vivas empresas ineficientes e fazer com que o capital seja mal alocado.

“Existem riscos substanciais de curto prazo associados à retirada do suporte da política monetária, enquanto os riscos de médio prazo de um suporte prolongado também não devem ser ignorados”, acrescentou o BCE.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS