Conecte-se conosco

Commodities

Produção de açúcar do CS do Brasil cresce 57% na 1ª metade de novembro

Fabricação de etanol registrou queda de 9,6% em igual período.

Publicado

em

A produção de açúcar do centro-sul brasileiro teve alta de 57% na primeira quinzena de novembro, para 1,24 milhão de toneladas, ao passo que a fabricação de etanol registrou queda de 9,6% em igual período, para 1,18 bilhão de litros, disse a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta quarta-feira.

Os números ilustram a manutenção da preferência das usinas pela produção de açúcar, já que que a moagem de cana do centro-sul cresceu somente 2,2% na primeira metade do mês, para 20,3 milhões de toneladas.

Em momento em que boa parte das empresas já encerrou os trabalhos na temporada, a moagem é de 585,7 milhões de toneladas no acumulado da safra, aumento de 3,7% em relação ao ciclo anterior.

A Unica informou que 80 empresas do centro-sul finalizaram a moagem de cana na primeira quinzena de novembro, totalizando 147 unidades com safra encerrada em 2020/21, frente a 126 na mesma época do ano passado.

A entidade espera que, para a próxima quinzena, mais 67 empresas devem finalizar as operações da atual safa agrícola.

Etanol

O montante de etanol vendido pelas usinas nos primeiros quinze dias de novembro deste ano foi de 1,32 bilhão de litros, com as exportações representando 139,43 milhões de litros, de acordo com a Unica.

As vendas de etanol hidratado no mercado doméstico somaram 790,79 milhões de litros na primeira metade deste mês, com queda de 17,26% na comparação com o mesmo período da última safra.

Mas o volume comercializado de etanol anidro, por sua vez, teve acréscimo de 2,18%, a 394,55 milhões de litros.

“A retração nas vendas de etanol hidratado combustível nesta quinzena foi inferior àquela verificada nos outros meses desta safra e, além disso, foi parcialmente amenizada pelo crescimento das exportações e pelas vendas de etanol anidro”, disse o Para o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Do início da safra 2020/2021 até 16 de novembro, as vendas de etanol pelas empresas do Centro-Sul já acumulam queda de 12,46%, com 19,05 bilhões de litros.

Segundo a Unica, dentro desse volume, as exportações acumulam aumento de 40,82%, somando 1,94 bilhão de litros, enquanto as vendas de mercado interno tem redução de cerca de 16%, com 17,1 bilhões de litros.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS