Economia
Pedido do setor cafeeiro por mais recursos para áreas afetadas será votado pelo CMN
Indústria do café pede a ampliação da linha de Recuperação de Cafezais Danificados, ligada ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
O Conselho Nacional do Café (CNC) informou nesta quarta-feira que o Conselho Monetário Nacional (CMN) analisará na quinta-feira uma solicitação do setor cafeeiro para aumento de recursos voltados a cafezais danificados em meio a efeitos da seca no Brasil.
A indústria do café pede a ampliação da linha de Recuperação de Cafezais Danificados, ligada ao Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), para 150 milhões de reais, contra 10 milhões de reais previstos originalmente.
Em comunicado, o conselho disse que se reuniu na véspera com autoridades do Ministério da Agricultura e confirmou o “encaminhamento do voto nesse sentido” para o pedido, também coordenado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
“O Mapa nos informou que encaminhou o voto agrícola solicitando essa ampliação dos recursos para a recuperação dos cafezais”, disse Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Brasileiro disse ainda que, diante dos prejuízos da estiagem e das altas temperaturas na área cafeeira do Brasil, “é certo que teremos perdas consideráveis na safra 2021, por isso pleiteamos mais capital a esses produtores que tiveram suas lavouras atingidas”.
Mais do que um valor total mais alto, o setor também pedir ao CMN que o fornecimento dos recursos seja acrescido de 8 mil reais por hectare, frente a atuais 3 mil reais por hectare, sendo até 200 mil reais por produtor.
O montante de 200 mil reais é “mais condizente” com a realidade dos custos com a poda e os tratos culturais, ações necessárias para a revitalização das lavouras afetadas, disse o CNC.
“A viabilização da elevação dos recursos não envolverá outras fontes que não o Funcafé, pois solicitamos o remanejamento de capital não utilizado de outras linhas”, afirmou o presidente do conselho.

-
Bancos22 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF18 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia14 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas10 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver