Conecte-se conosco

Economia

Reino Unido afirma que acordo comercial do Brexit é possível, mas não a qualquer custo

Autoridades envolvidas nas negociações dizem que um acordo pode acontecer, mas não deve sair antes do fim de semana.

Publicado

em

O Reino Unido e a União Europeia podem fechar um acordo comercial do Brexit, sendo que o formato de um já está claro. No entanto, Londres não pretende assinar um pacto a qualquer custo, segundo o ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak.

Com apenas cinco semanas até que o Reino Unido possa finalmente concluir sua saída da órbita da UE, ambos os lados tentam chegar a um acordo comercial que evitaria um final tumultuado para a crise do Brexit, de cinco anos.

“Com uma atitude construtiva e boa vontade de todos os lados, podemos chegar lá”, disse o ministro à Sky nesta quinta-feira. “Está claro o formato do acordo”, acrescentou.

Sunak disse ainda à rádio LBC que, embora fosse preferível fechar um acordo, “absolutamente não deveríamos nos esforçar por um acordo a qualquer custo, essa não é a coisa certa a fazer”.

Na quarta-feira, a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE estava pronta para a possibilidade de uma saída do Reino Unido sem um novo acordo comercial, apesar do “progresso genuíno” nas tortuosas negociações do Brexit.

Uma das autoridades envolvidas nas negociações disse que um acordo é possível, mas não deve sair antes do fim de semana. Segundo um diplomata da UE, é mais provável que a resolução aconteça na próxima semana.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS