Ações, Units e ETF's
Bolsa retoma os 111 mil pontos com esperança de vacina ainda este ano
Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou com ganho de 0,63%, aos 29.823 pontos e o Nasdaq com alta de 1,28%, aos 12.355 pontos.
As bolsas ao redor do mundo subiram hoje com a notícia de que os Estados Unidos e a Europa podem receber liberação emergencial ainda este mês para o uso das vacinas contra o coronavírus. Com isso, o Ibovespa encerrou com valorização de 2,37%, aos 111.478 pontos. Ao longo do dia, o índice variou entre a mínima de 108.897 pontos e a máxima de 111.839 pontos. O giro financeiro somou R$ 39,3 bilhões. Com o resultado de hoje, o Ibovespa está bem próximo de zerar as perdas no ano, o recuo é de apenas 3,6%.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), informou hoje que recebeu os pedidos da Pfizer e da Moderna para que suas vacinas possam ser usadas emergencialmente na União Europeia e nos Estados Unidos. A expectativa é de que a Pfizer recebe a autorização até o final de dezembro e a Moderna, até 12 de janeiro. Em comunicado, a EMA informou que a aprovação pode ser dada se os dados apresentados forem suficientes e sólidos para mostrar a qualidade e a eficácia da vacina.
O bom humor foi iniciado logo cedo, após a China informar que o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial em novembro atingiu 54,9, o maior nível em uma década, ante 53,6 em outubro.
Hoje, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) informou que melhorou a projeção de desempenho da economia brasileira este ano, mas para 2021 espera um crescimento mais fraco do que o projetado há três meses. De acordo com a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano terá retração de 6%, ante 6,5% na projeção anterior. Para o ano que vem, o crescimento caiu de 3,6% para 2,6%.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) retomou a cobrança das bandeiras tarifárias nas contas de energia, que foram suspensas com o início da pandemia. A partir de hoje passa a valer a bandeira vermelha 2, o que aumenta a conta e ainda pode pressionar a inflação.
Do lado corporativo, a JBS, por meio da sua controlada Serasa, com concluiu a compra dos ativos de margarina e maionese da Bunge nas regiões de Gaspar (SC), São Paulo (SP) e Suape (PE). A expectativa é de que a nova aquisição agregue R$ 1,2 bilhão à receita da companhia. A ação encerrou com ganho de 1,94%.
Petrobras, Vale e bancos subiram forte e contribuíram para o Ibovespa voltar para os 111 mil pontos.
A petroleira encerrou com alta de 2,61%, na contramão do petróleo no mercado internacional.
A Vale terminou com valorização de 4,41%, refletindo os dados positivos da China e a alta do minério no mercado internacional.
Entre os bancos, Itaú avançou 4,71%, Bradesco subiu 5,26%, Banco do Brasil ganhou 2,95% e Santander, +6,48%.
Em Nova York, o índice Dow Jones encerrou com ganho de 0,63%, aos 29.823 pontos e o Nasdaq com alta de 1,28%, aos 12.355 pontos.

-
Empresas22 horas atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo18 horas atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Tecnologia2 dias atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos
-
Tecnologia2 dias atrás
Golpe no Google Maps: novo esquema preocupa empresa e usuários
-
Bancos2 dias atrás
Banco é multado por prática abusiva em empréstimos consignados
-
Moedas1 dia atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Finanças2 dias atrás
Quais são os melhores cartões de crédito para acumular pontos e milhas?
-
Finanças2 dias atrás
Nunca visitou outro país? Veja 5 destinos para viajar sem gastar muito