Empresas
Governo do RJ propõe preço para metro cúbico de água da Cedae em leilão
Preço sugerido pelo governo fluminense pelo metro cúbico é de 1,70 a 1,80 reais.
O governo do Rio de Janeiro recomendou nesta terça-feira um novo preço para o metro cúbico de água que será comercializado pela Cedae ao vendedor do leilão de concessão de partes da empresa, em uma esperança de evitar o fracasso do processo.
Há meses trabalhando no leilão de duas áreas da estatal do Rio de Janeiro, o BNDES esperava que um edital de concessão pudesse ser divulgado até o final deste ano, antes dos novos prefeitos tomarem posse no começo de 2021.
Contudo, o governo fluminense ainda não atingiu um consenso com o banco a respeito do valor da água que será vendida pela Cedae ao concessionário que irá operar as áreas de distribuição de água e de tratamento de esgoto da companhia.
O governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse nesta terça-feira que o preço sugerido pelo governo pelo metro cúbico é de 1,70 a 1,80 reais, número que fica entre os 1,46 real proposto pelo BNDES para aumentar o valor a ser levantado no leilão, e os 2,30 recomendados pela própria estatal.
“Acho que assim ainda dá para lançar o edital este ano…É uma licitação de 12, 13 bilhões de reais”, afirmou Castro.
O preço informado por Castro vai inevitavelmente diminuiu o valor da outorga mínima da Cedae, definida em 10,6 bilhões de reais, afirmou uma fonte ligada às negociações.
“Vai comer uns 2 a 3 bilhões da outorga. Se ele topar, (o leilão) vai para frente. Mas mudam as premissas”, avaliou a fonte.
O grupo BRK Ambiental surpreendeu o mercado em setembro ao oferecer outorga de 2 bilhões de reais para levar o leilão de concessão de serviços de água e esgoto da região metropolitana de Maceió, o primeiro certame realizado sob o novo marco do saneamento. O edital definia cerca de 15 milhões de reais com valor mínimo.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF6 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp