Conecte-se conosco

Commodities

Minério de ferro salta e toca recorde na bolsa de Dalian

Minério de ferro mais negociado em Dalian com entrega para janeiro subiu 3,5%, para 934,50 iuanes a tonelada, antes de fechar a 934 iuanes.

Publicado

em

Os futuros do minério de ferro dispararam nesta quarta-feira, com o contrato de referência da bolsa de Dalian tocando um recorde, apoiados na demanda aquecida pela commodity na China.

O minério de ferro mais negociado em Dalian com entrega para janeiro saltou 3,5%, para 934,50 iuanes ou 142,44 dólares a tonelada, antes de fechar a 934 iuanes.

A demanda robusta também sustentou os preços do minério de ferro no mercado à vista na China para o patamar mais elevado desde janeiro de 2014 nesta semana, sendo negociado a 133,50 dólares a tonelada na quarta-feira, segundo a consultoria SteelHome.

“O mercado de minério de ferro está realmente muito altista. De uma perspectiva fundamental, as usinas siderúrgicas estão obtendo lucros decentes com as vendas de aço”, disse o analista sênior Richard Lu, da consultoria CRU em Pequim.

As siderúrgicas da China deve manter seus altos-fornos operando “intensivamente” em meio a margens folgadas, o que, ao lado da demanda de reabastecimento das usinas, deve apoiar os preços do minério de ferro, afirmou Lu.

Mas “restrições de capacidade portuária” no país asiático podem dificultar o fluxo de importação de minério de ferro, citou o analista.

Dados da SteelHome indicaram que os estoques portuários encolheram por duas semanas seguidas em 27 de novembro, para 130,3 milhões de toneladas, após crescerem por cinco meses.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS