Conecte-se conosco

Empresas

Subsidiária da Vitol nos EUA fecha acordo para barrar processos sobre propinas no Brasil

Polícia Federal do Brasil investiga há anos o pagamento de propinas para o arranjo de contratos envolvendo a Petrobras.

Publicado

em

A subsidiária norte-americana da Vitol assinou um acordo com o governo dos Estados Unidos referente a duas acusações de suposto descumprimento à Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, afirmou nesta quinta-feira um procurador local a um juiz do Brooklyn.

Há anos, a Polícia Federal do Brasil investiga o pagamento de propinas para o arranjo de contratos envolvendo a Petrobras, no âmbito da operação Lava Jato.

As autoridades ampliaram suas investigações sobre a estatal em outubro, baseadas em gravações secretas realizadas por um ex-executivo da trading suíça Vitol, de acordo com documentos da justiça.

Pagamento de propinas realizados 2005 e 2014 em esquemas envolvendo a Petrobras foram admitidos pela subsidiária da Vitol nos EUA, que conseguia informação sobre as ofertas de rivais para a comercialização do petróleo da companhia brasileira em troca dos valores.

No final de 2019, procuradores brasileiros revelaram que estavam transações negócios da Petrobras com casas de trading, incluindo as principais companhias globais no setor: Vitol, Trafigura e Glencore.

Com negociações por volta de 8 milhões de barris por dia, a Vitol é a maior trading independente de petróleo do mundo.

A Petrobras não retornou a um pedido para falar sobre o assunto.

A Vitol, que no passado afirmou ter uma política de tolerância zero à corrupção, disse por meio de um porta-voz que não irá comentar imediatamente sobre o assunto.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS