Economia
Prepare o bolso: analistas do mercado preveem alta da inflação em 2021
O aumento previsto pelos economistas é de 3,5%, se aproximando do centro da meta estabelecido para este ano, que é de 3,75%.
O consumidor brasileiro já pode preparar o bolso para novos aumentos de preços em 2021. O Boletim Focus foi divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, 25, apontando uma alta na inflação em 2021. Segundo a projeção dos economistas, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), que serve de base para o cálculo, passará de 3,43% para 3,5% neste ano.
Esta é a terceira alta seguida na estimativa da inflação para 2021. O aumento previsto pelos analistas do mercado está se aproximando do centro da meta estabelecido para este ano, que é de 3,75%. Isso significa que o custo de vida das famílias brasileiras deve ficar mais alto. O IPCA varia de acordo com os preços do comércio, ou seja, quando o custo das compras no supermercado aumenta, por exemplo, o índice também sobe.
A taxa de juros básicos também deve subir neste ano. A chamada taxa Selic, atualmente em sua mínima histórica de 2%, deve subir para 3,5% até o fim do ano, segundo o novo Boletim Focus. A projeção de alta anterior era de 3,25%.
A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) também foi revisada para cima pela terceira vez seguida. A projeção dos economistas para 2021 passou de 3,45% para 3,49%.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas