Conecte-se conosco

Economia

INSS: aumento de 25% na aposentadoria é liberado para quem necessita de cuidados de terceiros

Aumento é referente ao auxílio acompanhante, pago em casos de aposentadoria por invalidez, quando o beneficiário precisa da ajuda de terceiros para realizar suas atividades diárias.

Publicado

em

Aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai conceder um aumento de 25% no valor da aposentadoria para um grupo de beneficiários. O adicional é referente ao auxílio acompanhante, pago em casos de aposentadoria por invalidez. O valor extra deve ser utilizado para complementar o benefício, para ajudar a cobrir os gastos das atividades do acompanhante.

O auxílio é destinado a aposentados que precisam da ajuda de terceiros para realizar suas atividades diárias. Vale destacar que o cuidador pode ser uma pessoa da família responsável pelo aposentado, e não necessariamente um profissional contratado para a função.

Desde a aprovação do Projeto de Lei que institui o auxílio acompanhante, o benefício é concedido automaticamente, junto com a aposentadoria. No entanto, aqueles que já eram aposentados por invalidez e ainda não recebem o auxílio podem fazer o requerimento pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Para fazer a solicitação, é necessário apresentar os seguintes documentos: CPF e documento oficial de identificação com foto, do solicitante e do representante ou procurador, termo de representação legal ou procuração e laudos médicos que comprovem que o beneficiário depende dos cuidados de terceiros.

Na última segunda-feira, 25, o INSS iniciou os pagamentos de benefícios previdenciários referentes ao ano de 2021, após a paralisação dos repasses devido às festas de final de ano. O calendário é válido para quem recebe aposentadorias, pensões e auxílios da Previdência Social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS