Conecte-se conosco

Finanças

Saiba como receber Pix sem revelar seu CPF ou telefone a terceiros

Uso da chave aleatória garante muito mais segurança ao usuário, que não precisará repassar dados pessoais como CPF, e-mail e telefone a desconhecidos.

Publicado

em

Pix

O Pix é o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central. Com ele, é possível realizar as transações a qualquer hora do dia, sete dias por semana, e o dinheiro é enviado à conta de destino em poucos segundos, o que proporciona muito mais facilidade e praticidade no dia a dia.

Para enviar um Pix, é necessário informar apenas a chave, e não mais os dados bancários da pessoa que irá receber, tais como número da agência e a conta, por exemplo. As chaves Pix podem ser o número de celular, um e-mail ou o próprio CPF,

No entanto, estas informações são pessoais, e é possível que o usuário tenha algum receio de compartilhá-los com terceiros. Neste caso, uma alternativa é a chave aleatória, que é gerada aleatoriamente, como o próprio nome sugere, combinando letras, números e símbolos. O usuário poderá usar esta chave em diversas transações, ou mesmo gerar uma chave nova sempre que julgar necessário.

Além da privacidade dos dados, o uso da chave aleatória garante muito mais segurança ao usuário. Isso porque as informações pessoais são exibidas no sistema ao realizar uma transferência, o que pode abrir espaço para golpes e crimes virtuais. Desta forma, a chave aleatória é uma opção mais segura, principalmente para lojistas e prestadores de serviços ou usuários que realizam pagamentos em locais com grande circulação de pessoas.

Para gerar uma chave aleatória, basta acessar o aplicativo do banco ou carteira digital onde o usuário possui conta. Na opção “Minhas chaves”, selecione a opção “Chave aleatória” e compartilhar com a pessoa que irá fazer a transferência ou pagamento.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS