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ESG: consumidor brasileiro é o mais preocupado com questões socioambientais, diz KPMG

Sigla é utilizada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

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Selo ESG

Um estudo mundial realizado pela consultoria KPMG mostra que o consumidor brasileiro se preocupa com os fatores socioambientais e de governanças das empresas, no momento de decidir por uma compra. Além disso, o cidadão também é mais preocupado com o ESG do que pessoas de outros países.

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), normalmente utilizada para mensurar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A pesquisa ouviu 75 mil consumidores de 12 países entre os meses de maio e setembro do ano passado. Para um quarto deles, ao menos um fator ESG é importante e 16% consideram relevante o aspecto de consciência social das marcas. É nesse grupo que os brasileiros se destacam, afinal, entre 2019 e 2020, aumentou em 9% a presença de consumidores do Brasil entre os mais preocupados com questões socioambientais das corporações.

O índice é o maior entre os país participantes da pesquisa. Apenas na China o percentual também cresceu, chegando a 8%. Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, afirma: “Os consumidores afirmam que os fatores de ESG se tornaram mais importantes desde a pandemia, mas ainda carregam preocupações concretas em relação a valor e segurança.” Mesmo com os avanços, Gambôa destaca que o caminho a percorrer ainda é longo.

No que diz respeito à estratégia, as empresas parecem já estar por dentro da tendência. Uma pesquisa do Global Network of Directors Institutes (GNDI), grupo que congrega 22 institutos de governança ao redor do mundo, mostra que os conselhos empresariais estão colocando o ESG como prioridade no cenário pós-pandemia.

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