Conecte-se conosco

Finanças

Quanto da minha renda devo reservar para investimentos?

Como se trata de algo pessoal e que pode variar de acordo com a situação, renda, metas e outros fatores, cada pessoa deve investir conforme as possibilidades do seu orçamento.

Publicado

em

Investir o seu dinheiro é muito importante para sua vida financeira. Isso porque as aplicações corretas podem aumentar seu patrimônio, além de possibilitar a realização de sonhos e garantir mais tranquilidade para o futuro. No entanto, muitos não sabem exatamente quanto da sua renda deve ser destinada para investimentos.

Neste caso, a resposta é que depende, visto que se trata de algo pessoal e pode variar de acordo com a situação, renda, metas e outros fatores. Assim, um investimento que parece pouco para uma pessoa pode ser algo praticamente impossível para a realidade de outras.

Para quem nunca investiu, mas quer começar agora, a primeira dica é criar uma reserva de emergência antes de começar a aplicar o dinheiro de fato. Esse valor ficará guardado e pode ser resgatado a qualquer momento, caso ocorra algum imprevisto.

No entanto, muitos brasileiros não tem uma boa organização financeira, ou até mesmo ganham pouco e, consequentemente, não sobra dinheiro para investir. Neste caso, é necessário fazer as contas e, se possível guardar uma pequena quantia por mês. Vale destacar que é preciso começar com metas possíveis, de 1% a 2% da renda, por exemplo, e ir aumentando esse valor progressivamente.

Por outro lado, quem já investe, mas não tem uma meta definida, deve organizar suas finanças para que isso se torne um hábito. Desta forma, é necessário destinar uma porcentagem fixa da sua renda para investir mensalmente.

Uma prática muito comum é adotar a regra 50-15-35, que consiste em destinar 50% da renda para gastos essenciais (alimentação, educação, pagamento de contas, entre outros), 35% para lazer e estilo de vida (academia, restaurantes, salão de beleza etc.) e os 15% restantes para quitar dívidas, poupar e investir. Contudo, é possível adaptar essa regra e aplicar o dinheiro conforme as possibilidades do seu orçamento.

Por fim, pessoas que já tem o costume de investir um valor fixo mensalmente podem estabelecer novas metas mais ousadas. Especialistas em finanças pessoais recomendam investir 30% da renda por mês. No entanto, essa quantia infelizmente está fora da realidade de muitos brasileiros.

Ainda que você não consiga aplicar esse valor, é possível criar o hábito de investir aos poucos, buscando um equilíbrio entre aproveitar o momento enquanto se prepara para o futuro, e com o tempo aumentar sua meta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS