Economia
Projeto prevê limite de 30% para juros no cheque especial
Modalidade permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta. Se aprovada, medida deve ficar vigente até 31 de dezembro.
O Projeto de Lei 2519/2020, em análise na Câmara dos Deputados, prevê a redução dos juros do cheque especial. De acordo com o texto, os juros cobrados por instituições financeiras nesta modalidade, que permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta, deverão ser limitadas a 30%, até 31 de dezembro.
Segundo a proposta, o limite dos juros deve variar de acordo com o valor utilizado, sendo de 20% ao ano para quem utilizar até R$ 10 mil no cheque especial, e de 20% a 30% ao ano para valores acima deste patamar.
O projeto é de autoria do deputado Rafael Motta e mais 12 colaboradores. Em sua justificativa, os parlamentares alegam que o objetivo é reduzir o custo desta modalidade, que em muitos casos é a única opção de crédito disponível para os brasileiros, sobretudo aqueles que foram afetados pela crise decorrente da pandemia.
Os deputados acrescentaram ainda que a taxa média de juros no cheque especial é muito alta, passando de 150% ao ano. No momento, a proposta está sendo discutida pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania, e em seguida será encaminhada para votação no plenário.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas