Conecte-se conosco

Economia

Projeto prevê limite de 30% para juros no cheque especial

Modalidade permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta. Se aprovada, medida deve ficar vigente até 31 de dezembro.

Publicado

em

Cheque Especial

O Projeto de Lei 2519/2020, em análise na Câmara dos Deputados, prevê a redução dos juros do cheque especial. De acordo com o texto, os juros cobrados por instituições financeiras nesta modalidade, que permite ao correntista realizar pagamentos ou transferências mesmo sem saldo em conta, deverão ser limitadas a 30%, até 31 de dezembro.

Segundo a proposta, o limite dos juros deve variar de acordo com o valor utilizado, sendo de 20% ao ano para quem utilizar até R$ 10 mil no cheque especial, e de 20% a 30% ao ano para valores acima deste patamar.

O projeto é de autoria do deputado Rafael Motta e mais 12 colaboradores. Em sua justificativa, os parlamentares alegam que o objetivo é reduzir o custo desta modalidade, que em muitos casos é a única opção de crédito disponível para os brasileiros, sobretudo aqueles que foram afetados pela crise decorrente da pandemia.

Os deputados acrescentaram ainda que a taxa média de juros no cheque especial é muito alta, passando de 150% ao ano. No momento, a proposta está sendo discutida pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania, e em seguida será encaminhada para votação no plenário.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS