Conecte-se conosco

Bancos

Banco Central terá que subir os juros para fazer o dólar cair

O BC deve começar a elevar a taxa básica, a Selic

Publicado

em

Banco Central terá que subir os juros para fazer o dólar cair

O Banco Central vai ter que elevar os juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira (17), para segurar o dólar e tentar controlar a inflação, dizem especialistas. Há vários fatores alimentando a valorização da moeda americana agora. Mas segundo economistas, os juros muito baixos no Brasil são hoje o principal motivo.

De acordo com o UOL, o Banco Central deve começar a elevar a taxa básica, a Selic, que atualmente está em 2% ao ano. O aumento de juros ajuda num ponto, que é combater a inflação, mas tem também um efeito negativo: vai deixar mais caros os empréstimos que as pessoas tomam.

Câmbio - Dólar

BC

Segundo o portal, o Banco Central tem outras ferramentas para conter a alta da moeda americana. Por exemplo, vender dólar à vista ou contratos de swap cambial (uma espécie de “seguro” corrigido pelo dólar). Essas medidas de fato passaram a ser mais usadas neste mês. Mas profissionais de mercado afirmam que isso é apenas paliativo.

A alta contínua e persistente da moeda americana contra o real contamina os preços da economia, como combustíveis, farinha de trigo e minério de ferro.

A gasolina mais cara afeta os preços do frete de tudo que é transportado. A farinha de trigo influencia o valor do pãozinho e das massas. O minério de ferro, cotado em dólar, encarece o metal da construção civil e de eletrodomésticos, como uma geladeira. Tudo isso causa inflação.

Relação Juros-Dólar

Ainda segundo o portal, os juros mais baixos atraem menos especuladores estrangeiros. Com menos dólares entrando, a menor oferta eleva o preço da moeda.

Quando os juros americanos sobem, investidores optam por colocar o dinheiro lá em vez de apostar em outros países. Isso também reduz a entrada de dólares aqui, deixando a moeda mais cara.

Banco Central terá que subir os juros para fazer o dólar cair

Cotação realizada dia 16, às 16h50

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS