Conecte-se conosco

Economia

Chaves Pix: Saiba quais delas você deve evitar cadastrar e por quê

Sistema de pagamentos do Banco Central permite que usuário cadastre diversas opções de chave. Veja quais devem ser evitadas.

Publicado

em

Desde que surgiu, o Pix vem revolucionando o sistema financeiro brasileiro como transferências instantâneas que podem ser realizadas a qualquer momento. Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa cadastrar chaves, devendo escolher entre CPF ou CNPJ, e-mail, telefone ou código alfanumérico aleatório.

Para garantir mais segurança na hora de fazer suas transferências e evitar golpes, opte pelas chaves mais seguras. A melhor delas é o código alfanumérico aleatório, já que ele não oferece nenhuma informação importante sobre você a terceiros. Outra opção bastante segura é criar um e-mail exclusivo para ser utilizado em transações com o Pix.

O número de telefone abre muito mais possibilidades para eventuais golpes. Apenas enviando um Pix para seu número, um golpista consegue informações como nome, agência bancária, conta bancária e até alguns dígitos do seu CPF.

Se o pagamento tiver que ser feito para um lojista, existe ainda a opção de gerar um QR Code e apresentá-lo no momento da cobrança. Seguindo essas dicas simples você evita golpes e esquemas criminosos envolvendo seu nome.

Leia mais: Pix terá QR Code para pagamento offline, saques e mais recursos do BC

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS