Conecte-se conosco

Economia

Copom eleva taxa básica de juros da economia para 3,5% a.a.

Trata-se da Selic

Publicado

em

Juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros da economia para 3,5% a.a. O órgão integra o Banco Central (BC) e o movimento diz respeito à Selic.

Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a ABRAINC diz considerar acertada a decisão referente a elevação.

Para a entidade, trata-se de uma medida técnica do BC, que se mostra comprometido com o crescimento econômico a longo prazo e com o controle da inflação no país, que já acumula uma alta de 6,17% nos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

“Mesmo com o aumento da Selic, os juros reais seguem negativos em 2,6%, mantendo a atratividade do mercado imobiliário para o investidor e para o consumidor final. Aliado a isso, o volume de financiamentos do setor deve seguir em um ritmo forte, já verificado pelo volume de contratações de crédito imobiliário, que avançou 112% no primeiro trimestre deste ano”, informou.

Elevação da Selic é sinal para rebalancear investimentos

Juros – Selic

E acrescentou que “o investimento em imóvel segue atrativo no atual patamar de juros, o que pode ser demonstrado pelo indicador IGMI (Índice Geral do Mercado Imobilliário) da Abecip, que mostra uma valorização de 8,45% ao ano.”

Para a associação, os juros seguem em patamares baixos e, mesmo com essa ligeira variação, o mercado imobiliário segue atrativo.

A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

Copom

O Comitê de Política Monetária é um órgão constituído no âmbito do Banco Central do Brasil em 20 de junho de 1996, por meio da circular n° 2.698, com as finalidades de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS