Conecte-se conosco

Economia

Pix Saque e Pix Troco devem ser lançados em agosto pelo Banco Central

Banco Central quer viabilizar a liberação de saques de dinheiro em estabelecimentos comerciais via Pix até agosto.

Publicado

em

Pix

O Pix Saque e o Pix Troco, duas novas funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos Pix, devem ser lançadas em agosto. A novidade foi anunciada na última segunda-feira, 10, pelo Banco Central, que abriu uma consulta pública para conhecer a opinião dos brasileiros sobre os dois serviços.

As funções vão permitir que os usuários realizem saques de recursos em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços. Na visão do BC, a alternativa vai aumentar as opções de locais para saque, atualmente restritas às agências bancárias e aos caixas eletrônicos.

O Pix Saque não irá exigir qualquer transação comercial com o estabelecimento, desde que o usuário tenha dinheiro na conta bancária. Já o Pix Troco vai possibilitar a retirada de um “troco” em espécie, ficando condicionado à compra de um produto ou serviço naquela loja.

Funcionamento do Pix Cobrança é adiado pelo Banco Central

Consulta pública

A proposta apresentada na consulta pública prevê a liberação de quatro saques gratuitos por mês, como limite máximo de R$ 500 por dia. As taxas e tarifas cobradas a partir da quinta retirada serão determinadas pela instituição financeira na qual o usuário do Pix tem conta.

A consulta pública fica aberta até o dia 9 de junho, e o cidadão pode dar sua opinião sobre todos os pontos da proposta, inclusive sobre os limites estipulados.

Além dessa novidade, o BC também afirmou que deve lançar novas funcionalidades em 2021 e 2022, como Pix Cobrança com Vencimento, Pix por Aproximação e Pix Garantido, além da autorizar a realização de transações offline.

Leia mais: iFood começa a aceitar Pix como forma de pagamento

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS