Conecte-se conosco

Bancos

Operadoras de cartões iniciam serviços de saque no comércio

Abecs desenvolve a ação

Publicado

em

Operadoras de cartões iniciam serviços de saque no comércio

As operadoras de cartões iniciaram serviços de saque no comércio. Trata-se do projeto de desenvolvimento e padronização dos dois serviços que teve início há um ano.

O objetivo é permitir que clientes de diferentes bancos, bandeiras e credenciadoras tenham a mesma experiência operacional ao realizar essa transação. Uma das definições foi o limite de valor para cada saque, estipulado inicialmente entre R$ 20 e R$ 200. Por enquanto, a solução estará disponível para cartões de débito e pré-pagos.

Projeto coordenado pela Abecs, com o “Compra com troco”, na hora de passar no caixa, o usuário pode pedir para acrescentar ao valor da compra a quantia que deseja retirar em dinheiro e passar o cartão uma única vez. Já o “Saque no terminal” funciona como um saque puro, também realizado diretamente nas maquininhas dos estabelecimentos comerciais.

Conforme a instituição, as primeiras transações foram realizadas por um estabelecimento localizado em São Paulo. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, cada vez mais locais passem a disponibilizar os serviços aos clientes. A expectativa é de que 12 milhões de estabelecimento possam oferecer esse saque.

Operadoras de cartões iniciam serviços de saque no comércio

Cartões

Sobre estimativas de taxas a serem cobradas nessas operações, a Abecs informou que a associação não define essas taxas. Mas ressalta que nessas soluções, o modelo de negócio é diferente da tradicional taxa de desconto, a chamada MDR, cobrada cada vez que o cartão passa na maquininha, de forma que o estabelecimento não paga taxa por essa transação e pode até ser remunerado, a depender da negociação com a credenciadora.

Ainda segundo a associação, os novos serviços buscam facilitar o acesso e a disponibilização do dinheiro, aproveitando a infraestrutura já montada de cartões, que está presente em praticamente todos os municípios brasileiros. Para o consumidor, as soluções representam, na visão do segmento, uma grande economia de tempo e, principalmente, mais segurança, já que ele poderá sacar em diferentes locais, não apenas em agências e nos tradicionais caixas eletrônicos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS